Economia & Mercado

Desemprego cai em Salvador no último mês segundo Dieese

Publicado em 31/07/2013, às 20h51   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (DIEESE), divulgou hoje o resultado da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (PED-RMS). A taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador diminuiu de 19,7% da População Economicamente Ativa (PEA) para 19,1% entre maio e junho deste ano.
O número de desempregados em junho foi estimado em 348 mil pessoas, 14 mil a menos que no mês anterior. A saída de pessoas do mercado de trabalho, em torno de 13 mil, foi o que motivou esse resultado. Neste período, a taxa de participação (indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas), caiu de 58,8% para 58,3%.
O total de postos de trabalho permaneceu relativamente estável, com um acréscimo de 0,1%, passando a 1.474 mil pessoas o total de ocupados. Segundo análise dos principais setores de atividade econômica, os setores de Serviços e Indústria de Transformação apresentaram desempenhos positivos, 13 mil ou 1,5% e 9 mil ou 7,4%, respectivamente. Houve perda de postos de trabalho nos setores do Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (14 mil ou 4,9%) e na Construção (5 mil ou 3,5%).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp