Economia & Mercado

Walmart planeja fechamento de lojas no Brasil e China

Imagem Walmart planeja fechamento de lojas no Brasil e China
Ao todo, serão desativadas 50 lojas nos dois países  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/10/2013, às 22h03   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Walmart, maior rede varejista do mundo, decidiu arrumar a casa no Brasil e na China, mercados considerados, até pouco tempo atrás, como os mais promissores entre os emergentes. Até dezembro, serão fechadas no Brasil entre 20 e 25 lojas, a maior redução de pontos de venda desde a estreia da rede no País, em 1995. Para a China está previsto um corte equivalente. Ao todo, serão desativadas 50 lojas nos dois países.

A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 15, durante o encontro anual com investidores na sede da empresa em Bentonville, no Estado de Arkansas, nos Estados Unidos. O presidente executivo da rede, Mike Duke, afirmou que o cenário econômico atual é “difícil” e “imprevisível” no mundo inteiro. Na apresentação, a direção mundial da empresa destacou que o Brasil vem tendo retorno sobre investimentos menor que a média das operações internacionais da companhia, mas considerou que são grandes as oportunidades de melhoria no País.

Em 2012, o Walmart Brasil faturou R$ 25,9 bilhões e ocupou o sexto lugar entre os mercados nos quais a rede atua, seguido pela China. No Brasil, a direção da empresa informou, por meio de nota, que até o fim do ano serão fechadas lojas com baixo desempenho. Segundo o comunicado, as unidades estão distribuídas pelo País e são principalmente de pequeno e médio portes.

O jornal O Estado de S.Paulo apurou que a maior parte das lojas fechadas será de vizinhança, sob a bandeira TodoDia, e de atacarejo (Maxxi, lojas que misturam atacado e varejo), podendo estar na lista lojas de hipermercados do Rio de Janeiro. A ênfase no enxugamento deve ser nos pontos de venda localizados no Sul do País. Hoje a rede tem 560 lojas em 18 Estados. Desse total, 180 lojas são de vizinhança e 60 são atacarejos.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp