Economia

Ao BNews, embaixador defende aproximação econômica entre Bahia e Israel

Vagner Souza/BNews

Na avaliação de Daniel Zohar Zonshine, Bahia e Israel podem cooperar economicamente em diferentes setores

Publicado em 19/01/2022, às 15h22 - Atualizado às 15h28    Vagner Souza/BNews    Yasmin Barreto e Léo Sousa

Em entrevista ao BNews, o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, defendeu uma aproximação econômica entre o país e o estado da Bahia.

Há quatro meses no Brasil, o representante israelense esteve em Salvador nesta quarta-feira (19) para a entrega de três máquinas de filtragem de água, doadas à Bahia pela embaixada, para serem utilizadas em cidades afetadas pelas fortes chuvas.

A primeira visita oficial de Daniel Zonshine ao estado já estava prevista para acontecer, mas, segundo o embaixador, foi antecipada diante das enchente que atingiram municípios de diferentes regiões baianas.

O emissário avalia que o estado tem potencial para cooperar economicamente com Israel em diferentes setores. “Acredito que tem potencial na Bahia para cooperação de área de agricultura, para cooperação na área de água, para cooperação com a associação das indústrias da Bahia com empresas israelenses. Sei que tem algumas empresas israelenses que atuam aqui no Brasil e têm interesse na Bahia. Vamos tentar ligar e aproximar”, disse.

Leia também: Rui Costa revela visitas de empresas chinesas para substituir Ford na Bahia: 'Eles pediram sigilo'

“Uma das metas minhas como embaixador é tentar ajudar a aproximar essas economias, economia de Bahia e economia de Israel”, acrescentou o embaixador.

Apoio

Os equipamentos oferecidos pelo Estado de Israel à Bahia foram entregues no início da tarde de hoje à Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb).

De acordo com Daniel Zonshine, a distribuição das três máquinas de purificação de água ficará a cargo do governo baiano.

“Acredito que as autoridades da Bahia sabem melhor do que nós onde precisa, onde há necessidade mais urgente para tratar água, onde tem falta de água potável. Então nós trouxemos as máquinas pra cá e as autoridades vão decidir pra onde mandar elas”, afirmou.

Máquinas de purificação foram doadas por Israel à Bahia
Máquinas de purificação foram doadas por Israel à Bahia - Foto: Vagner Souza/BNews

O equipamento de filtragem é operado por manivela e é capaz de tirar água de uma fonte poluída, como um rio, e purificar até 500 litros por horas - quantidade, segundo a embaixada israelense, suficiente para abastecer todas as necessidades diárias de água de 300 a 400 pessoas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre