Economia & Mercado

Apple quer que seu assistente de voz decodifique o que as pessoas falam; saiba detalhes

Reprodução/ Freepik
Patente da Apple mostra sistema de detecção de movimentos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Freepik

Publicado em 06/08/2023, às 08h13   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

A Siri, assistente de voz do iPhone, pode ter uma novidade além da voz. De acordo com sites de tecnologia como Apple Insider e Gizmodo, a Apple registrou a patente de um sistema que, além de palavras, analisaria “dados de movimento” para saber o que o usuário está falando — o que faz pensar no computador HAL 9000, de “2001: Uma odisseia no espaço”.

Segundo o Apple Insider, a criação do sistema acontece porque, muitas vezes, a Siri enfrenta dificuldade de entender o que o usuário fala. A detecção de movimentos do rosto, seja dos lábios ou dos maxilares ajudaria a Siri a dar respostas mais precisas.

O documento da patente explica que os dados “são recebidos por um sensor de movimentos, que captam, por exemplo, o movimento de um usuário ao dar um comando de voz.” Esse sensor permitiria confirmar “se parte dos dados de movimento coincide com dados de referência para um conjunto de palavras.”

No texto, a Apple admite que sistemas de controle só por voz podem levar a respostas errôneas “se o sensor de áudio captar ruído ambiente ou a fala de alguém ao fundo. O documento da patente, de acordo com o Apple Insider, não explica quais aparelhos teriam esse sistema. Mas, como ele se baseia na detecção de movimentos, mais do que na leitura labial, que é visual, em tese poderia estar nos fones da marca, os AirPods, e no aparelho de realidade aumentada, o Apple Vision Pro, além do iPhone, observa William Gallagher, editor do site.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp