Economia & Mercado

Assaí nega fechamento de lojas após comando da rede revelar possibilidade

Divulgação
Nota foi divulgada pela Assaí nesta quinta-feira (06)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/04/2023, às 16h21 - Atualizado às 17h48   Marcelo Ramos


FacebookTwitterWhatsApp

Após o comando da rede de atacarejo Assaí Atacadista revelar que poderia vender lojas próprias devido ao aumento do custo do capital, a empresa afirmou nesta quinta-feira (06) que isso não vai acontecer. De acordo com nota divulgada, a “venda de ativos” fará parte de medidas estudadas pela companhia e refere-se a um processo chamado de “Sale and Lease back” (SLB).

Ainda de acordo com a publicação, a operação tem caráter imobiliário, em que é feita a venda de imóveis próprios, passando a pagar aluguel sobre este mesmo imóvel. "Dessa forma, o Assaí consegue capital para investimento e ampliação de negócios, se dedicando a sua atividade, que é a venda no comércio atacadista de produtos alimentares, não implicando em hipótese alguma no encerramento de de nossas lojas", revelou a empresa.

Confira nota na íntegra:

Primeiramente, o Assaí esclarece que não fechará lojas. A Companhia realizou uma expansão recorde no setor em 2022 com 60 inaugurações e 16 mil novos postos de trabalho e, para este ano, mantém um plano elevado de inaugurações, ainda relevante e superior à média do setor. A informação da notícia sobre a “venda de ativos” foi comunicada esta semana a investidores como parte de medidas estudadas pela Companhia e refere unicamente a um processo bastante comum no mercado chamado “Sale and Lease back” (SLB). Inclusive, o Assaí já realizou operações desse tipo no passado.

Trata-se de operação de caráter meramente imobiliário em que é feita a venda de imóveis próprios, passando a pagar aluguel sobre este mesmo imóvel. Dessa forma, o Assaí consegue capital para investimento e ampliação de negócios, se dedicando a sua atividade, que é a venda no comércio atacadista de produtos alimentares, não implicando em hipótese alguma no encerramento de de nossas lojas.

Essa não é ainda uma decisão e simplesmente foi informada como uma opção diante do aumento do custo do capital com a escalada dos juros básicos (Selic), o que tem feito não apenas o Assaí, mas diferentes empresas, avaliarem medidas para se preparar a um cenário de permanência ou elevação das taxas de juros atuais, sem prejuízo de suas atividades.

Independente disso, o Assaí reafirma seu compromisso com o país, seja por meio da abertura de lojas ou da geração ímpar de empregos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp