Economia & Mercado
por Analu Teixeira
Publicado em 04/11/2026, às 18h32
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) participa da Missão Japão 2026, que reúne autoridades e representantes do setor empresarial brasileiro em uma agenda de encontros institucionais, visitas técnicas e debates sobre infraestrutura, logística, energia e mineração. A iniciativa busca aproximar o potencial mineral da Bahia das demandas da indústria global.
Acompanhe as principais notícias também no nosso canal do YouTube; clique aqui
A comitiva é organizada pelo Grupo Brasil Export e conta com a participação do presidente da CBPM, Henrique Carballal. A programação prevê o intercâmbio de experiências e a identificação de oportunidades de cooperação internacional em setores estratégicos para o desenvolvimento econômico.
Na terça-feira (3), a comitiva visitou o Complexo Aeroportuário de Kobe, onde conheceu duas iniciativas desenvolvidas pela Kawasaki relacionadas ao uso do hidrogênio. Uma delas foi o Kobe Co-Generation System, apresentado como o primeiro sistema de cogeração por turbina a gás do mundo abastecido integralmente por hidrogênio.
O grupo também conheceu o Hy Touch Kobe, descrito como o primeiro terminal mundial de recebimento e armazenamento de hidrogênio liquefeito.
As tecnologias foram apresentadas como exemplos de soluções voltadas à infraestrutura industrial e à transição energética. Para a CBPM, o contato com essas experiências pode ampliar o conhecimento sobre alternativas de descarbonização das operações, eficiência logística e integração da cadeia mineral às novas demandas produtivas.
A agenda seguiu nesta quarta-feira (4), em Tóquio, com um encontro promovido pela Academia Brasileira de Direito da Infraestrutura (ABDInfra). O evento reuniu autoridades e representantes empresariais para discutir temas como infraestrutura, segurança jurídica e desenvolvimento econômico.
Entre os participantes estavam o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Morgana de Almeida e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo.
Durante o encontro, Carballal presenteou os ministros com a escultura “O Minerador”, criada pelo artista plástico baiano Bel Borba. A obra foi apresentada como uma representação da história e da importância da mineração para o desenvolvimento social e econômico da Bahia.
Segundo Carballal, a participação na missão permite acompanhar transformações tecnológicas que podem influenciar o futuro da indústria e da atividade mineral.
“Precisamos estar conectados às transformações da indústria mundial e compreender como essas novas tecnologias podem contribuir para o desenvolvimento da mineração baiana. A Bahia possui um enorme potencial mineral e nosso compromisso é trabalhar para que essas riquezas sejam transformadas em investimentos, industrialização, geração de empregos e oportunidades para o povo baiano”, afirmou.
O presidente também relacionou a agenda internacional às diretrizes do Governo da Bahia para o setor mineral. De acordo com ele, a companhia busca ampliar o diálogo com outros países, atrair investimentos e incentivar a agregação de valor aos recursos minerais do estado.
Classificação Indicativa: Livre
Smartwatch top
Qualidade JBL
Super descontos
cinema em casa
som poderoso