Economia & Mercado
por Analu Teixeira
Publicado em 08/09/2026, às 21h00
A Bahia apresentou seu potencial mineral a investidores chineses durante o 2º Fórum Brasil-China de Investimento em Mineração, realizado nesta terça-feira (8), em Pequim. O encontro reuniu autoridades, empresas e representantes dos setores de mineração do Brasil e da China, com foco nas oportunidades de negócios e na cooperação entre os dois países.
Acompanhe as principais notícias também no nosso canal do YouTube; clique aqui
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) representou o estado no evento. O presidente da companhia, Henrique Carballal, e o vice-presidente, Carlos Borel, integram a delegação brasileira que participa da Missão Internacional Brasil-China 2026, organizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
Durante o fórum, Carballal apresentou projetos e áreas com potencial para exploração de minerais considerados estratégicos para diferentes setores da economia. Entre as possibilidades citadas estão terras raras, níquel, vanádio, grafita, cobre, cobalto, fosfato e sílica de alta pureza.
Segundo dados apresentados pela CBPM, a Bahia concentra 47 das 93 substâncias minerais produzidas no Brasil e ocupa a terceira posição entre os maiores produtores minerais do país. Mais de 200 municípios baianos possuem atividade relacionada à mineração.
O estado também aparece entre os líderes nacionais na produção de 18 substâncias minerais. Para os próximos anos, estão previstos mais de R$ 56 bilhões em investimentos em mineração e logística na Bahia entre 2026 e 2030, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
Entre os destaques da produção baiana estão o vanádio, o urânio e o níquel sulfetado. A CBPM afirma que a Bahia é a única produtora de vanádio da América Latina, além de concentrar a única produção de urânio do Brasil e a única produção de níquel sulfetado a céu aberto da América Latina.
Além de apresentar as reservas e projetos existentes no estado, a CBPM busca atrair parceiros para ampliar a pesquisa mineral e desenvolver etapas de processamento dentro da própria Bahia.
A proposta é aumentar o valor agregado dos minerais produzidos no estado, evitando que a atuação fique concentrada apenas na extração. A companhia também pretende buscar investimentos em tecnologia para novos projetos.
“A Bahia é uma potência mineral e está pronta para ampliar sua presença no cenário global como um polo de oportunidades, inovação e investimentos”, afirmou Carballal durante o evento.
Segundo o presidente da CBPM, a aproximação com investidores chineses também pode contribuir para a implantação de projetos voltados à chamada verticalização da cadeia produtiva.
“Queremos atrair investimentos, tecnologia e parceiros que, de fato, contribuam para a ampliação da pesquisa mineral, a implantação de novos projetos e a verticalização da cadeia produtiva, com processamento e industrialização em território baiano”, disse.
A China é apontada pela companhia como um parceiro estratégico devido à sua atuação nas áreas de tecnologia, energia e mineração. A expectativa é que a aproximação entre os dois países abra novas possibilidades de investimentos e cooperação para projetos minerais na Bahia.
Classificação Indicativa: Livre
iPhone barato
Imperdível
Notebook Poderoso
Ótimo preço
Top dos Tops