Economia & Mercado
Publicado em 16/06/2025, às 12h26 - Atualizado às 13h32 Vagner Ferreira e Alex Torres
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique de Oliveira, participou, na manhã desta segunda-feira (16), do Encontro Empresarial Brasil-Alemanha (EEBA), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no SENAI Cimatec, em Salvador. Em entrevista ao BNews, ele destacou a importância da Bahia sediar um evento de tamanha relevância para as parcerias bilaterais.
“A Bahia tem uma matriz energética limpa, com cerca de 95% do consumo proveniente de fontes renováveis — como hidráulica, solar, eólica e biomassa — e ainda possui espaço para ampliar esse consumo. Estamos em busca de caminhos para desenvolver a produção de hidrogênio verde e atrair, por exemplo, datacenters. Meu objetivo é expandir o parque industrial da Bahia para regiões que ainda carecem de infraestrutura energética, como o oeste do estado, fortalecendo o processo de industrialização”, afirmou o presidente da FIEB.
Ao comentar o papel da Federação no desenvolvimento econômico, Oliveira ressaltou: “A missão do SENAI é oferecer capacitação profissional para jovens e trabalhadores da indústria, melhorando a produtividade e a competitividade do setor, além do nível educacional. Estamos trabalhando com o SESI na expansão das nossas escolas e também apoiando o governo do Estado no fortalecimento da qualidade da educação na Bahia.”
Por fim, ele destacou a importância da cooperação com os alemães: “Esse encontro com a Alemanha é uma grande oportunidade para mostrarmos nossas competências na produção de energia renovável e nosso conhecimento tecnológico. Aqui, no Cimatec, temos estrutura e expertise para apoiar o setor industrial da Bahia, do Brasil e até de outros países, no desenvolvimento de modelos de eficiência energética que contribuam para a transição energética e para o bem do planeta”, concluiu.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato