Economia & Mercado

Bahia vence disputa para receber multinacional chinesa com aporte de R$ 150 milhões; saiba detalhes

Montagem/Prefeitura de Camaçari/Josué Silva e Divulgação/Goldwind
Após disputa com outros estados, Bahia vai receber multinacional chinesa com aporte milionário  |   Bnews - Divulgação Montagem/Prefeitura de Camaçari/Josué Silva e Divulgação/Goldwind
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 18/04/2024, às 19h12 - Atualizado às 19h39


FacebookTwitterWhatsApp

Intermediado por Joaquim Bahia, titular da secretaria da Fazenda de Camaçari, representantes da Goldwind Science & Technology se reuniram com o prefeito Elinaldo Araújo. A reunião desta semana tratou sobre instalação da fábrica de aerogeradores da multinacional chinesa, no município baiano.

➡️ Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Reunião entre representantes da Goldwind e o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo
Reunião entre representantes da Goldwind e o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo - Foto: Josué Silva/Prefeitura de Camaçari

A Goldwind Science & Technology é maior fabricante mundial de turbinas eólicas. Para instalar sua fábrica em Camaçari, serão investidos cerca de R$ 150 milhões, além da geração de 100 a 150 empregos, com a produção de equipamentos de 6.2 a 8.3 MW de potência.

Na reunião o vice-presidente da Goldwind no Brasil, Roberto Veiga, afirmou que a Bahia venceu uma disputa com outros estados brasileiros para receber a fábrica de aerogeradores. Esta será a primeira fábrica fora da China. O gerente de Negócios da empresa chinesa, Francisco Parra, também esteve presente.

Então, houve uma disputa com diversos países e nós conseguimos trazer para Camaçari. A expectativa é iniciar as atividades de maneira rápida e a nossa perspectiva é produzir aqui a maior turbina já feita no Brasil em termos de potência, que vai de 7,5 megawatts (mw) até 8,3. Ainda não foi fabricada nenhuma turbina desse porte no Hemisfério Sul do globo terrestre”, afirma Roberto.
Vice-presidente da Goldwind no Brasil, Roberto Veiga
Vice-presidente da Goldwind no Brasil, Roberto Veiga - Foto: Josué Silva/Prefeitura de Camaçari

A Goldwind vai instalar sua nova fábrica em Camaçari na planta onde estava a General Electric Renewable Energy (GE). A expectativa é que outras empresas se instalem no município da Região Metropolitana de Salvador para fornecer material, tanto da China quanto de cidades da Região Sudeste do Brasil.

Como objetivo, a multinacional quer fornecer para o mercado interno e fazer um programa de exportação para a América do Norte e Europa. A inauguração da fábrica está prevista para o fim de maio. Já a primeira máquina produzida em Camaçari deve ser apresentada em outubro deste ano.

🎥 Confira abaixo o programa Radar BNews, edição desta quinta-feira (18):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp