Economia & Mercado

Banco Central Europeu quer manter juro alto por mais tempo; entenda

Divulgação
Banco Central Europeu iniciou um processo vigoroso de alta de juros  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/03/2023, às 12h03   Redação BNews



O Banco Central Europeu (BCE) iniciou um processo vigoroso para manter a alta de juros com objetivo de conter a inflação, que atingiu 8,5% (anuais) em fevereiro, e provoca desaceleração da economia da região.

A presidente da instituição, Christine Lagarde, ressaltou que o movimento é essencial para levar o índice de preços ao consumidor novamente à meta de 2,0% e para controlar a força do mercado de trabalho, sobretudo a alta dos salários.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

“O BCE não quer que, no momento em que está conseguindo baixar a inflação, os salários se tornem um fator que eleve novamente os preços de serviços e de mercadorias”, comentou Marco Valli, economista-chefe para a Europa do banco UniCredit.

A Europa apresenta boas condições de mercado de trabalho, mas alguns fatores impõem moderação às negociações salariais, ajudando o trabalho do BCE e aliviando a pressão desse item na inflação.

A taxa de desemprego é maior do que em outras economias avançadas, como EUA e Japão, a competitividade das empresas do setor manufatureiro é muito baseada na contenção de custos e os preços de energia exercem um peso grande na produção das indústria, segundo o MSN. Isso reduz as margens para elevação de salários, aponta Gregorio De Felice, economista-chefe do banco Intesa Sanpaolo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp