Economia & Mercado
Publicado em 19/06/2024, às 19h24 Redação BNews
O Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central (BC), decidiu, nesta quarta-feira (19), manter a taxa básica de juros, Selic, em 10,5% ao ano. A manutenção se deu por unanimidade.
Com a decisão, o BC interrompeu o ciclo de flexibilização da política monetária, iniciado em agosto de 2023, a contragosto do presidente Lula, que disse avaliar que “não tem explicação a taxa de juros do jeito que está”.
“O Comitê, unanimemente, optou por interromper o ciclo de queda de juros, destacando que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas demandam maior cautela”, diz o comunicado.
A Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa básica de juros da economia, que influencia outras taxas de juros do país, como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. A taxa é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação.
Classificação Indicativa: Livre
Som perfeito
Cozinha Saudável
Imperdível
Aparelho top
som poderoso