Economia & Mercado

Banco Central toma decisão sobre taxa Selic mesmo com críticas de Lula; confira

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Decisão do Banco Central já era esperada pelo mercado  |   Bnews - Divulgação Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 22/03/2023, às 18h46   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) nesta quarta-feira (22), o Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75%.

A medida vem mesmo após repetidas críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aliados ao efeito dos juros sobre a atividade econômica. Ademais, é a quinta vez que a instituição financeira mantém a taxa neste nível.

A votação de hoje, de acordo com o jornal O Globo, foi unânime entre todos os oito diretores e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A decisão mantém a taxa no maior patamar desde 2016.

A decisão já era esperada pelos agentes financeiros. Tem pesado sobre as decisões do BC o aumento das expectativas de inflação, principalmente para o ano que vem, e a demora do governo Lula em apresentar o arcabouço fiscal que será determinante para o comportamento das contas públicas.

A inflação - medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - acumula alta de 5,60% em 12 meses encerrados em fevereiro. Já a expectativa para este ano é de 5,95%, bem acima da meta de 3,25% e acima também do teto de 4,75%. Para 2024, a expectativa para o IPCA é de 4,11%, acima da meta de 3%, mas dentro do limite de tolerância de 4,5%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp