Economia & Mercado

Banco é pioneiro no uso de IA em transações com Pix pelo WhatsApp

Divulgação / Pixabay
Em fase inicial, recurso de IA é testado em 30% dos clientes  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 16/08/2023, às 18h52 - Atualizado às 19h35   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Banco Bradesco é pioneiro em usar IA em transações com Pix pelo WhatsApp. Em fase inicial, recurso de Inteligência Artificial (IA) é testado em 30% dos clientes.

A ferramenta tecnológica, denominada Bia, realiza transferências limitadas ao valor de R$ 300 e aos contatos previamente registrados no aplicativo do banco, por questões de segurança. Pelo mesmo motivo, o cliente necessita habilitar o aplicativo antes de utilizá-lo.

Em reportagem ao jornal Folha de São Paulo, o superintendente de inteligência e dados do Bradesco, Rafael Cavalcanti explicou que o banco começou a testar o software no começo do ano e pretende concluir o lançamento no fim de 2023.

Ele esclareceu também que "a própria inteligência artificial do Bradesco, Bia, pode reconhecer transferências suspeitas para contatos recém-registrados a fim de evitar fraudes".

Ainda na reportagem da Folha, Cavalcanti esclareceu que, no caso de o cliente fazer uma transação com valores incorretos ou para o contato errado, "o Bradesco ressalta que o próprio cliente tem meios para contestar o Pix no próprio aplicativo do banco. O WhatsApp funciona apenas como meio de contato com a inteligência artificial do banco e não tem responsabilidade sobre as transações".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp