Economia & Mercado

BC determina novo limite de cobrança de taxas nas máquinas de cartão

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O novo limite estabelece o máximo de 0,5% a ser aplicado nos cartões de débito e 0,7% aplicado em qualquer transação de cartões pré-pagos  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 26/09/2022, às 17h31   Redação BNews



A cobrança da tarifa de intercâmbio (TIC) e para o prazo de liquidação de operações de cartões pré-pagos e de cartões de débito recebeu novos limites impostos pelo Banco Central. A TIC é a remuneração paga ao emissor do cartão, a cada transação, pelo credenciador do estabelecimento comercial, que é quem aluga as maquininhas de cartão para os comerciantes.

A nova regulação estabelece o limite máximo de 0,5% a ser aplicado em qualquer transação de cartões de débito e 0,7% aplicado em qualquer transação de cartões pré-pagos. Também deverá ser obedecido o mesmo prazo para disponibilização dos recursos aos estabelecimentos comerciais, independentemente de o cartão ser de débito ou pré-pago.

A resolução foi adotada pelo BC após consulta pública e passa a vigorar a partir de 1º de abril de 2023. Segundo o órgão, esta tarifa representa um custo que o credenciador repassa ao estabelecimento comercial que, por sua vez, repassa ao consumidor.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags