Economia & Mercado

Black Fraude? "Descontos" da Black Friday em Salvador dividem opiniões entre clientes

Joilson César / BNews
Black Friday em Salvador tem atraído clientes aos grandes centros comerciais  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 25/11/2022, às 08h23   Bruno Guena e Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Quem esperava grandes ofertas nesta sexta-feira (25), por conta da Black Friday em Salvador, não ficou tão satisfeito quanto aguardava. No Shopping da Bahia, por exemplo, onde clientes formaram longa fila antes mesmo das 6h da manhã, muitos se decepcionaram.

Foi o caso da funcionária pública, Ana Cristina. "Algumas coisas você até encontra com um preço melhor, mas em relação, ao que ouço falar dos outros anos, os preços estão altos. Eu não achei tanta vantagem fazer o sacrifício de chegar aqui tão cedo e encontrar esses preços. Não me surpreendeu os preços não. Minha mãe sempre vem. É a primeira vez que venho e para mim não foi tão vantajoso", disse em entrevista ao BNews.

codecon

Apesar de não encontrar muitas ofertas, o autônomo Tailone dos Santos conseguiu aproveitar ao adotar a estratégia da pesquisa antecipada. "Algumas coisas estão boas sim, como produtos de higiene pessoal, mas outras coisas, em relaçaõ ao ano passado, estão bem caras. Deu para aproveitar. Utilizei algumas ferramentas para fazer a comparação de preços e pude escolher o que poderia levar".

Essa, inclusive, é uma das dicas dadas pelo educador financeiro, Paulo Rodrigo Guimarães. Em entrevista ao BNews, ele aproveitou para alertar sobre grandes descontos e compras online. "Eu tenho três dicas. A primeira: planeje as compras que querem fazer. Depois, fazer muita pesquisa, os preços em várias lojas, em sites, e cautela. Tomar cuidado, principalmente com as compras online, com sites fakes, tomar cuidado com grandes descontos, fora muito do que se espera. São essas as três dicas: planejamento, pesquisa e cautela".

Mas, se teve gente reclamando, também teve quem gostou de aproveitar a Black Friday. A auxiliar administrativa, Maria de Lourdes, ficou satisfeita ao "correr" para o shopping logo no início do dia. "Primeira vez que venho e achei o que eu queria comprar com um precinho ótimo. Muitas coisas está o mesmo preço, tem que pesquisar muito mesmo".

Expectativa do shopping
Os descontos oferecidos pelas lojas podem até não ser totalmente do agrado dos clientes, mas a movimentação causada pela Black Friday gera grande expectativa aos lojistas e aos centros comerciais. Diante do fim das restrições da covid-19, como existia no ano passado, a gerente de marketing do Shopping da Bahia, Thays Leitão, espera uma boa retomada.

"A nossa expectativa sempre é a melhor. O retorno da pandemia, a gente estava esse tempo todo com limitações, com distanciamento, e a gente retoma com uma data tão importante para o varejo, sem nenhum tipo de restrição. Então, a gente espera que os clientes venham, que aproveitem as ofertas e a gente consiga ter essa retomada de fluxo", projetou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp