Economia & Mercado

BNews ESG: novo índice da B3 reúne 75 empresas brasileiras

Divulgação / Pixabay
Descubra qual é e como funiona o 1º índice latino-americano da B3  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 16/08/2023, às 15h04 - Atualizado às 15h41   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

B3 lançou, nesta terça-feira (15), o primeiro índice latino-americano composto por empresas que se destacam quanto a diversidade de gênero e raça em seu quadro de colaboradores: IDIVERSA B3.

Ele foi criado para promover maior representatividade de grupos sub-representados no mercado e reforçar a estratégia de liderar a agenda ESG, segundo a B3.

Para que se possa entender melhor, a B3 é uma bolsa de valores brasileira sediada em São Paulo.Funciona de forma autorregulada sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários e seu indicador de referência é o Ibovespa.

O índice já está valendo e contém uma uma carteira com 79 ativos de 75 empresas, abrangendo dez setores econômicos. Banco do Brasil (BBAS3), Raia Drogasil (RADL3), Hypera (HYPE3), Cia de Saneamento Básico (SBSP3), Lojas Renner (LREN3), Petrobras (PETR3 – PETR4), Equatorial (EQTL3) e Localiza (RENT3) têm os maiores percentuais de participação na carteira.

De acordo com a bolsa nacional, por meio do indicador, novos produtos podem ser desenvolvidos, como fundos passivos e de índice, possibilitando o aumento da oferta de produtos para o investidor final.

Para a construção do índice foram coletados dados públicos disponíveis no Formulário de Referência (FRe), já que o documento é um requisito anual para empresas de capital aberto.

“Neste ano, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) passou a exigir a apresentação, nos formulários, do número de funcionários e de integrantes dos órgãos de administração e conselhos das companhias agrupados por gênero e raça”, destaca comunicado.

A carteira do indicador será revisada a cada quatro meses. "A iniciativa pretende estimular as empresas a progredirem em termos de representatividade assim como estimular a entrada de mais mulheres, negros e indígenas nas companhias", explica reportagem do Invest News, baseada na B3.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp