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BNews Gastrô: CEO do Restaurant Week estima injeção de R$ 500 mi nos estabelecimentos participantes em 2023

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Restaurant Week e Burger Gourmet no Brasil oferecem menus requintados a preços acessíveis  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

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Publicado em 27/10/2023, às 05h30


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Comer em restaurantes requintados é, historicamente, sinônimo de programa de gente rica no Brasil. A realidade do brasileiro médio não mudou muito, porém a iniciativa do empresário Fernando Reis e de seu sócio faz com que o acesso das pessoas a restaurantes considerados de alta gastronomia fosse mais democratizado.

Fernando é CEO do Restaurant Week e do Burger Gourmet no Brasil, e falou ao BNews sobre essa iniciativa que caiu no gosto do brasileiro. O empresário contou como surgiu a ideia, cuja implementação aconteceu em 2007, e quais eram os objetivos: “A ideia foi criada em Nova Iorque, nos anos 90, e percebemos a necessidade dos eventos do mercado de gastronomia, alguma ação que contribuísse para as vendas. Um sócio meu teve a ideia, disse que trabalhou lá e funcionava bem. Então, implementamos em 2007. O objetivo desde que começamos é gerar movimento nos restaurantes e, consequentemente, o cunho social, pois em cada cidade temos uma instituição beneficiada”.

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A responsabilidade social se tornou uma das grandes características do Restaurante Week, e isso se consolidou com o passar dos anos. “O que pensamos no começo, quando surgiu a ideia da doação? Já que estamos possibilitando essa inclusão gastronômica com preços que giram em torno de 50% abaixo do valor praticado habitualmente, por que não sermos um agente de transformação e sugerirmos para as pessoas doarem?”, destacou.

Questionado sobre a importância do Restautant Week para a democratização da gastronomia no Brasil, Fernando Reis foi enfático ao falar sobre o pioneirismo: “De evento expressivo de gastronomia para divulgar e democratizar fomos o primeiro.

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Com certeza, a gastronomia vive um outro momento se a gente compara com anos atrás. Houve uma evolução, não só por parte dos consumidores, de critério, de aprimorar o gosto, mas, principalmente, dos próprios cheffs. Agora tem um conjunto de eventos, divulgação dos cheffs”.

O empresário reitera que a iniciativa “revolucionou o mercado” e explicou sua afirmação: “Só para você ter uma ideia, esse menu com entrada, prato principal e sobremesa, o vulgo menu executivo, não existia antes. Antes tinha uma sugestão do cheff ou, nos restaurantes populares, tinha o dia da massa, da feijoada, etc. Com o Restaurant Week, os restaurantes se viram obrigados a criar mais atrativos. O menu executivo nada mais é do que o menu do Restaurant Week.

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O evento, que acontece há 11 anos em Salvador, dessa vez ocorre paralelamente a outra iniciativa de sucesso do grupo. Trata-se do Festival Burger Gourmet, projeto que teve início em 2019. O objetivo, segundo o empresário, é “fomentar o segmento de hamburgueria, o que evoluiu muito. A gente trabalha focado na experiência dos clientes. Hoje tem o fast food que você come e vai embora. Mas tem também as hamburguerias com toda estrutura, com cerveja ar4tesanal, música, que lhe proporciona uma experiência. Não é simplesmente alimentação”.

A magnitude do Restaurant Week impressiona. Somente nas edições deste ano, foram comercializados cerca de 3 milhões de menus, de experiências, num total de 2200 estabelecimentos, considerando também o Festival Burger Gourmet. Questionado sobre o impacto econômico da iniciativa, que esse ano vai acontecer em 30 cidades com 43 edições, Fernando Reis destacou a projeção de “injeção de meio bilhão de reais nas 43 edições” de 2023.

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