Economia & Mercado
Publicado em 02/04/2025, às 11h11 - Atualizado às 12h08 Publicado por Vagner Ferreira
O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende estabelecer um decreto para acelerar a permissão de mineração em águas profundas internacionais, conforme informações do site InfoMoney. A medida tem como objetivo fazer com que as empresas do setor possam evitar necessidade de avaliação ou análise por parte das Nações Unidas.
Trump, há um tempo, já tenta buscar meios para explorar depósitos internacionais de níquel, cobre e demais minerais. O chefe de Estado, inclusive, acionou poderes emergenciais para gerar alta na produção nacional de minérios. A proposta vem sendo avaliada pela Autoridade Internacional do Leito Oceânico (ISA) há anos, mas ainda sem formalização.
Com a autorização de Trump, os Estados Unidos deverão começar a extração de minerais no fundo do oceano e os mineradores devem ter permissão ao código de acesso por meio do Departamento de Comércio dos EUA. Já as mineradoras terão um processo formal de licenciamento, que vai impedir exploração sem supervisão. Os novos planos estão sujeitos a mudanças.
Em contrapartida, grupos ambientalistas apontam que a mineração oceânica não deve ser autorizada devido aos riscos à vida marinha. Segundo a reportagem, qualquer país pode autorizar mineração no mar, mas com a extensão máxima de 200 milhas náuticas da costa.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato