Economia & Mercado

País está próximo de ficar na metade mais pobre do mundo

Freepik
PIB cresce abaixo do esperado e deixa o país próximo da parte baixa do ranking  |   Bnews - Divulgação Freepik

Publicado em 09/07/2025, às 16h26   Gabriel Santana



O Brasil está mais próximo da metade mais pobre do mundo no ranking global de PIB per capita, de acordo com as projeções mais novas do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O cenário da economia nos dias atuais não é nada animador, o país ocupa a posição 87 no índice que repara a renda, considerando o custo de vida local, e nunca esteve tão perto da segunda metade. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

O Brasil se localiza em apenas 9 posições acima da metade que indica os piores países e estima-se que esta distância caia para 6 até 2030. No início do milênio, a distância era de 21 posições.

Se inscreva no canal do BNews no YouTube.

Além disso, o Brasil tem um desempenho inferior ao de países emergentes. No ano passado, o PIB per capita médio destes países representava 78% se comparado ao brasileiro. Futuramente, deve chegar em 82% até 2030. Para se ter como base, em 1980 era de apenas 31%.

Países como Coreia do Sul, Polônia, Turquia e China elevaram os seus números no ranking. Em 1991, por exemplo, o brasileiro produzia o mesmo que um sul-coreano. Hoje, realiza menos da metade desta medida.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)