Economia & Mercado
Publicado em 12/03/2025, às 11h54 Publicado por Vagner Ferreira
A medida de tarifaço imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 25% sobre o aço e o alumínio importados pelos estadunidenses, começa a ser aplicada a partir desta quarta-feira (12) e o Brasil é um dos países mais afetados.
De acordo com informações do jornal O Globo, especialistas financeiros temem queda nos índices de exportações para os EUA. Representantes brasileiros fizeram apelos aos americanos para que a taxação fosse adiada, evitando prejuízos, mas não foram atendidos. Isso porque, o Brasil está entre os três maiores fornecedores de aço para o país e a tarifa vai gerar aumento dos custos.
O presidente-executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, contou que as tarifas são “altíssimas e sem embasamento técnico”. Já o ex-secretário de Comércio Exterior do Brasil e sócio da consultoria Barral M Jorge, disse à reportagem que a taxa vai tornar o processo "mais complicado" para a indústria siderúrgica brasileira em relação à exportação para os EUA.
No ano passado, os EUA importaram 3,4 milhões de toneladas para o Brasil. A exportação brasileira para foi de US$ 267 milhões em alumínio, equivalente a uma média de 17% de toda a produção que foi para o exterior.
Trump também vai aumentar as alíquotas de vários produtos, como do etanol. Para o Brasil, o custo maior ficará com as empresas dos EUA, que dependem de produtos siderúrgicos para a produção.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
Imperdível
Notebook bom e barato
não fique sem bateria
Baita desconto