Economia & Mercado

Brasileiros atingem marca de R$ 1 trilhão em impostos no ano

Reprodução/Pixabay
Em relação a 2022, marca será alcançada com uma semana de antecedência  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 25/04/2023, às 19h19   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

O Impostômetro, um painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), irá atingir a marca de R$ 1 trilhão ao meio-dia desta quarta-feira (26). Valor é referente a impostos, taxas e contribuições que já foram pagos pelos brasileiros desde o primeiro dia do ano. Multas, juros e correções monetárias também entram na conta. A marca será alcançada com uma semana de antecedência em relação ao ano passado.

De acordo com Marcel Solimeo, economista da ACSP, o motivo para a discrepância na celeridade é o aumento dos preços. Quanto mais alta a inflação, mais caros ficam os produtos e consequentemente maior é a parcela que os governos federal, estadual e municipal arrecadam.

“A alta de impostos que tivemos aconteceu pelo aumento da inflação, que incide diretamente nos preços dos produtos e eleva a arrecadação”, disse.

Esse quadro deve permanecer assim, já que, no Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, dia 14 este ano, espera-se que a carga embutida nos presentes pesem no bolso dos consumidores.

No caso dos perfumes nacionais, podem chegar a ter até 69,13% de tributos embutidos no preço. Já no caso das joias, podem chegar a 50,44%, de acordo com cálculo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp