Economia & Mercado

Brasileiros já começam a comprar para as festas de fim de ano, revela estudo

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Mais de 40% dos brasileiros afirmam já pensar em presentes para o fim de ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 08/10/2023, às 16h41 - Atualizado às 19h40   Cadastrado por Verônica Macêdo


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Consumidores estão começando a comprar para as festas de fim de ano com meses de antecedência. Mais de 40% dos brasileiros afirmam já pensar em presentes para Natal e Réveillon.

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Esses são dados o mais recente levantamento da Criteo, empresa de commerce media, pesquisou as tendências de compras dos consumidores para a temporada de festas.

De acordo com o estudo 2023 Holiday Season Preview da empresa, a Black Friday servirá como o pico inicial das vendas de fim de ano no Brasil, com os consumidores iniciando sua jornada de aquisições nas semanas que antecedem o evento.

“O final do ano é uma das épocas de compras mais movimentadas para os varejistas, uma vez que os consumidores estão numa mentalidade consistente de ready-to-shop. Para converter o interesse em vendas, os profissionais de marketing devem investir em estratégias de commerce e retail media para garantir que cheguem aos consumidores ao longo de sua jornada de compras por meio de anúncios personalizados na internet aberta", destaca Tiago Cardoso, Managing Director para América Latina na Criteo. 

Sendo assim, os especialistas orientam que os comerciantes comecem cedo a fazer festa para atrair novos consumidores e potencializar as compras pós-fim de ano. Varejistas e marcas que começam a oferecer promoções e descontos antes da Black Friday têm maior probabilidade de conquistar novos consumidores, de acordo com insights da Criteo.

No relatório, 38% dos consumidores disseram que experimentariam uma nova loja online se vissem ofertas antecipadas, mesmo antes da Black Friday. 

No entanto, é preciso estar atento que, com este aumento do interesse do consumidor, surge uma maior concorrência no panorama varejista. O custo por cliques (CPCs) começou a aumentar duas semanas antes da Black Friday em 2022, atingindo seu pico de aumento de 79% na Black Friday.

Por causa disto, os profissionais de marketing já devem garantir o planejamento de campanhas de forma eficaz para maximizar o seu investimento e alcançar os clientes quando a concorrência e os CPCs são menos competitivos. 

“Sabendo que a jornada de compras agora começa muito mais cedo, a melhor estratégia para os varejistas é lançar campanhas em outubro ou início de novembro, a fim de aproveitar os CPCs mais baixos. No entanto, as campanhas de fim de ano devem continuar ao longo do quarto trimestre para garantir que os pontos de contato com o consumidor permaneçam consistentes", acrescenta Tiago Cardoso. 

Os esforços durante a temporada de final de ano para conquistar novos clientes serão recompensados com compras adicionais no futuro. A análise da Criteo mostra que 31% dos brasileiros que compraram em um varejista pela primeira vez durante o fim de semana da Black Friday de 2022 para os eventos de final de ano fizeram pelo menos uma compra adicional no mesmo varejista entre dezembro de 2022 e abril de 2023. 

A temporada de férias continua crucial para gerar vendas incrementais e conquistar novos clientes. Por isso, segundo os especialistas, os profissionais de marketing devem observar que as compras para as festas de fim de ano de 2023 já começaram e compreender que obterão melhores resultados se começarem a fazer marketing para os consumidores com anúncios personalizados e relevantes antes de seus concorrentes.

Isto irá garantir que os consumidores tenham uma experiência de compra fácil no final do ano, ao mesmo tempo que posicionará os varejistas para o sucesso num ambiente cada vez mais concorrido. 

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