Economia & Mercado

Braskem entra em comercialização de energia e gás natural

Divulgação
Ela segregou suas operações de compra e gestão de energia em uma empresa independente  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/09/2022, às 11h46   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Braskem anunciou que segregou suas operações de compra e gestão de energia em uma empresa independente, a Voqen, que possui um nome referente à vocação para energia, indústria eletrointensiva e uma das maiores consumidoras do mercado livre. As informações são do jornal O Valor.

Formada por 11 profissionais, a Voqen ocupará, inicialmente, uma sala dentro da Braskem e será liderada por dois executivos vindos da petroquímica. A reportagem detalha ainda que ela vai atender tanto à petroquímica quanto a outros clientes com foco em novos modelos de comercialização de gás e energia e na entrega de soluções de energia renovável que acelerem a transição energética.

Inicialmente, 100% controlada pela Braskem, a empresa Voqen nasce com carteira relevante, de mais de R$ 3 bilhões por ano em contratos de energia elétrica e gás natural sob gestão, e disputará com grandes companhias do setor elétrico e empresas independentes, como Comerc e Delta Energia.

O diretor de energia da Braskem, Gustavo Checcucci, informou ao site Valor Econômico que  a proposta da nova empresa é ir além da comercialização de energia. “Sempre fomos procurados por nossos clientes, de forma natural, para auxiliá-los com soluções em gestão de energia. Agora, vamos ser mais ativos nesse processo”, disse o executivo.

Uma das principais contribuições aos clientes virá justamente da expertise da Braskem no setor industrial. 

A Braskem já utiliza diferentes fontes de energia renovável em suas operações no país - eólica, solar e biomassa de eucalipto - e firmou parcerias com grandes nomes do setor com vistas a cumprir as metas de descarbonização definidas para as próximas décadas. O lançamento da Voqen, dizem os executivos, contribui para esses objetivos.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp