Economia & Mercado

Cafeterias no estilo francês são apostas para 2024: conheça três motivos para investir

Divulgação
Nicho de padarias, cafeterias e docerias viram tendência no mercado nacional  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 18/01/2024, às 09h48 - Atualizado às 11h12


FacebookTwitterWhatsApp

Com o aroma inigualável de pães e salgados fresquinhos, além do colorido apetitoso de macarons e éclairs, as padarias, docerias e cafeterias inspiradas no estilo francês conquistaram pontos centrais das maiores metrópoles brasileiras. O nicho é composto por pâtisseries, boulangeries e confiseries, casas especializadas em pães, cafés e doces de primeira linha com decoração elegante e produtos diferenciados. Em 2024, o setor apresenta tendências de alta e chama atenção de empresários. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Confira, a seguir, três motivos para investir no segmento. 

Top 15 mundial em consumo de café

Com cerca de 6 kg por ano per capita, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o país tem um alto nível de consumo de café, seja em casa ou em cafeterias, hábito frequente da população.

“É muito cultural nosso, né? Associamos o café a boas companhias e conversar uns minutinhos, nem que seja com o barista. Nos tornamos admiradores do bom café, o que elevou muito a exigência de qualidade e potencializou o setor”, conta o CEO da Boulangerie Carioca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza. 

Versatilidade no cardápio

Se o objetivo é ser um local de lazer e descontração, não há porque estabelecer regras do que comer em cada horário. Assim como na França, o brasileiro aprecia liberdade para almoçar um croque monsieur, jantar com um cafezinho e tartellete, ou provar a sobremesa no café da manhã. “A vantagem de trabalhar com menu diverso é respeitar o paladar de cada pessoa, agregar, entender que um à mesa pode querer salada de salmão e o outro uma bela fatia de bolo red velvet. E tudo ótimo, porque a casa está preparada para isso”, explica Augusto. 

Atendimento all-day

Para o empresário, outro ponto na relação entre o cliente e a marca é a disponibilidade. Forte tendência no setor, a amplitude no funcionamento abraça todos os públicos: desde quem vai logo cedo buscar um pão quentinho para o café, quanto quem precisa fazer uma refeição mais tardia, após longas horas de trabalho. Principalmente nas grandes cidades, points como estes conquistam a confiança do freguês, que terá a loja como referência para todos os momentos. “Investir em negócios como este exige gostar de gente. É muito mais do que preparar uma bebida ou refeição, é encarar com dedicação mesmo, porque a pessoa tem sua marca como uma parceira na rotina, sabe que vocês sempre estarão lá”, finaliza. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp