Economia & Mercado

Caso Eldorado: Paper Excellence nega acordo com J&F e avalia que vai conseguir burlar lei de terras

Divulgação
O dono da Paper Excellence rejeitou o acordo proposto por Joesley Batista, dono da J&F  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/11/2023, às 15h14   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O controle acionário da empresa Eldorado Papel e Celulose foi tema de uma reunião que aconteceu em Frankfurt, na Alemanha, nesta segunda-feira (27). Estiveram no encontro os empresários Joesley Batista, da J&F Investimentos, e Jackson Widjaja, da empresa indonésia Paper Excellence.  

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.


Em meio à confirmação de que a Paper Excellence nunca havia obtido as autorizações prévias exigidas pela lei brasileira para que estrangeiros pudessem controlar terras no país, Joesley sugeriu a Widjaja que o contrato de venda firmado em 2017 fosse desfeito, com a devolução integral dos recursos pagos pela empresa indonésia, sem a aplicação de qualquer cobrança referente às perdas e danos acumulados ao longo dos últimos cinco anos de litígio.


Contudo, o dono da Paper Excellence rejeitou a proposta de acordo, argumentando que, em sua avaliação, a questão da falta de autorização exigida pela legislação brasileira poderia ser facilmente resolvida e que ele estava confiante em encontrar uma solução, demonstrando desconsideração pelo sistema legal brasileiro. 


Em outubro desse ano, o Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Judiciário que mantenha a proibição de transferência das ações da Eldorado Brasil Celulose para a Indonésia Paper Excellence na disputa com a J&F pela empresa. A companhia estrangeira não apresentou as autorizações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Congresso Nacional para assumir o controle das terras sob gestão da companhia brasileira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp