Economia & Mercado

CBPM promove parcerias entre China e Brasil para ampliar investimentos no setor mineral

Divulgação/CBPM
Parcerias devem formar aliança entre a CBPM e empresas chinesas de mineração  |   Bnews - Divulgação Divulgação/CBPM

Publicado em 10/10/2023, às 15h43   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Com foco em ampliar a maior economia da América Latina, a brasileira, o Governo da Bahia, por meio da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), tem utilizado a mineração como forma de alavancar os investimentos da China no Brasil. Para isso, a entidade vem promovendo reuniões entre executivos chineses do setor, lideranças da China e dirigentes da estatal baiana. O objetivo é que sejam fechados acordos de parcerias fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado.

Uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (9), no Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, localizado na capital carioca, com o propósito de construir uma aliança entre a CBPM e as empresas chinesas de mineração. Participaram do encontro o presidente da CBPM, Henrique Carballal, o diretor técnico da Companhia, Manoel Barretto, o chefe de gabinete da estatal, Carlos Borel, o diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Acácio, o diretor executivo – CEO da Sul Americana de Metais – SAM, Jin Yongshi, e o cônsul comercial do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, Xu Yuansheng.

“Nós dialogamos bastante e determinamos diretrizes para promover uma parceria entre o Brasil e a China, através do Governo da Bahia, que terá a CBPM como principal ferramenta desta realidade. Nós montaremos um meeting entre três empresas chinesas e a CBPM e devemos também promover um evento em conjunto no mês de novembro, para trazer investimentos da China para gerar a ampliação da nossa logística, visando a melhoria da economia baiana, tendo a mineração como instrumento de sucesso”, afirmou o presidente da CBPM, Henrique Carballal.

Ainda neste propósito, no próximo dia 23 de outubro, o diretor administrativo e financeiro da CBPM, Inácio Mattos, e o chefe de gabinete da estatal, Carlos Borel viajarão para a China e visitarão empresas do país para alinhar outras parcerias com a CBPM.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp