Economia & Mercado
O mercado brasileiro de SUVs médios acaba de ganhar um novo protagonista — e ele vem da China. O GWM Haval H6 deixou para trás Jeep Compass e Toyota Corolla Cross e assumiu, pela primeira vez, a liderança da categoria no Brasil.
O resultado de agosto escancara o avanço das fabricantes chinesas no país. Dos dez SUVs médios que mais venderam no mês, sete são de marcas chinesas, deixando tradicionais montadoras globais em uma situação cada vez mais complicada no segmento.
Os números são da Jato Dynamics e mostram o tamanho da arrancada. O Haval H6 registrou 6.067 emplacamentos em agosto, contra 4.547 do Jeep Compass, segundo colocado. A diferença foi de 1.520 veículos.
1º — GWM Haval H6: 6.067 unidades
2º — Jeep Compass: 4.547
3º — BYD Song Pro: 4.283
4º — Toyota Corolla Cross: 3.265
5º — BYD Song Plus: 2.429
6º — Jaecoo 7: 2.287
7º — Geely EX5 EM-i: 1.720
8º — Caoa Chery Tiggo 7: 1.325
9º — Volkswagen Taos: 1.295
10º — Caoa Chery Tiggo 8: 1.290
A BYD também ganhou protagonismo no ranking. O Song Pro terminou o mês na terceira posição, com 4.283 unidades vendidas, ficando à frente de um dos principais rivais históricos da categoria, o Toyota Corolla Cross.
O SUV da Toyota fechou agosto com 3.265 emplacamentos e apareceu na quarta colocação. Logo atrás veio outro BYD. O Song Plus registrou 2.429 unidades e completou o top 5.
A presença chinesa continua nas posições seguintes. O Jaecoo 7 vendeu 2.287 unidades, enquanto o Geely EX5 EM-i chegou a 1.720.
A Caoa Chery também colocou dois representantes entre os dez primeiros: o Tiggo 7, com 1.325 vendas, e o Tiggo 8, com 1.290. O Volkswagen Taos, com 1.295 unidades, ficou em nono lugar.
O cenário atual é bem diferente do registrado no início de 2025.
No final do primeiro trimestre daquele ano, cinco modelos chineses apareciam entre os dez SUVs médios mais vendidos. Nenhum deles, porém, havia conseguido chegar ao pódio.
Na ocasião, Corolla Cross, Compass e Volkswagen Taos ocupavam as três primeiras posições.
Desde então, novas fabricantes desembarcaram ou ampliaram suas operações no Brasil, aumentando a pressão sobre as marcas tradicionais. Geely e Omoda Jaecoo entraram na disputa, enquanto GWM e BYD ganharam espaço rapidamente.
Agora, os chineses não apenas aparecem no ranking. Eles ocupam as primeiras posições e já estabelecem uma nova referência de vendas no segmento.
A GWM subiu uma posição em agosto e passou da nona para a oitava colocação, deixando a Honda para trás. A marca registrou 9.825 vendas de automóveis e comerciais leves.
Mas quem chama ainda mais atenção é a BYD. A fabricante terminou o mês na quarta posição, com 24.500 veículos emplacados. A Chevrolet, terceira colocada, ficou apenas 3.003 unidades à frente. A diferença poderia ter sido ainda menor.
Segundo informações citadas pela Autoesporte, a BYD chegou a registrar mais emplacamentos que a Chevrolet durante a primeira quinzena de agosto. A fabricante norte-americana teria reagido na reta final do mês com incentivos e bônus para vendedores, movimento que teria contribuído para a retomada da terceira posição.
O resultado final, porém, mostra que a disputa pelo posto está cada vez mais apertada.
O desempenho da BYD também não depende exclusivamente dos SUVs.
Além da força da família Song, a marca colocou Dolphin e Dolphin Mini entre os dez carros mais vendidos do Brasil em agosto.
Outras fabricantes chinesas também avançaram no ranking geral. A Geely terminou o mês em 11º lugar, enquanto a Caoa Chery ficou em 13º e a Omoda Jaecoo em 14º.
GAC e Caoa Changan completaram a presença chinesa entre as 20 marcas que mais venderam no período, nas 19ª e 20ª posições, respectivamente.
Classificação Indicativa: Livre
Tiago Di Araújo
Fone top
Baita desconto
som poderoso
Despencou o preço
Imperdível