Economia & Mercado

Cidade da Bahia pode receber fábrica de empresa canadense para produção de vidro solar; saiba detalhes

Divulgação / @deputadojuniormuniz
Cidade pode contar com investimento de, aproximadamente, R$ 1,2 bilhão  |   Bnews - Divulgação Divulgação / @deputadojuniormuniz

Publicado em 24/01/2025, às 12h29   Publicado por Vagner Ferreira



Uma cidade da Bahia pode receber uma fábrica de UMA empresa canadense para a produção de vidros solares. Trata-se de Camaçari, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A estimativa de investimento é de, aproximadamente, R$ 1,2 bilhão e deve gerar cerca de 1.504 empregos diretos e indiretos. 

De acordo com informações do grupo A TARDE, essa possibilidade foi discutida nesta quarta-feira (22), pelo prefeito da cidade, Luís Caetano (PT), e pelo presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), com presença do vice-presidente da estatal, Carlos Borel, do deputado estadual Junior Muniz (PT), do diretor da Homerun Brasil, Antonio Vitor, e do gerente da Largo, Luander Peixoto. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A ideia vem sendo projetada desde 2023. Segundo a reportagem, a Companhia tinha firmado, na época, uma parceria com a empresa canadense Homerun Brasil Mineração, para arrendamento de direitos minerários na cidade de Belmonte, em uma área rica em sílica. No mesmo período, anunciaram a instalação para a fabricação de energias renováveis, mas seguem procurando o terreno para implantar a unidade. 

Além da indústria de vidro solar, a empresa pretende instalar também uma fábrica para a produção de baterias de sílica, voltadas para o armazenamento de energia. Ainda, está discutindo a possibilidade de implantação do projeto da Largo, que visa aproveitar resíduos da mina de vanádio em Maracás.

“São iniciativas que refletem o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues em posicionar o estado como referência em energia renovável, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono e impulsionando a transição para um futuro mais verde e eficiente”, destacou o presidente da CBPM.

“Discutir a atração de novas empresas e indústrias para Camaçari, sobretudo do setor de transição energética, é fundamental para fomentar o desenvolvimento sustentável e gerar mais oportunidades e renda para a nossa gente”, disse o prefeito. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)