Economia & Mercado
Publicado em 18/11/2024, às 11h19 Cadastrado por Emilly Giffone
O encontro entre os líderes das maiores economias mundiais no Rio de Janeiro, no G20, repercute diversos assuntos. Acordos que são negociados durante todo o ano são aprovados pelos chefes de Estado durante a cúpula.
Confira os principais assuntos debatidos, segundo o G1:
• As pautas defendidas pelo Brasil vão vingar?
O Brasil esteve na presidência do G20 este ano, que debate temas como o combate à fome e a desigualdade. Mas assuntos que poderiam ser importante para outros líderes ficou "de lado", como os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio.
O governo brasileiro definiu suas principais prioridades para o debate no evento: o combate à fome, a transição energética e desenvolvimento sustentável, além da reforma da governança global.
• Milei e a Argentina como pedras no sapato?
A presença da Argentina no encontro causa certa preocupação, já que houve recusa em temas importantes como assinar um documento sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. O país costuma estar fora dos encontros globais e acaba tomando decisões divergentes no avanço de declarações consensuais.
• O ato final do governo Biden
Após enfraquecimento nas eleições deste ano nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden deve aproveitar o encontro para destacar uma contraposição ao próximo governo Trump.
• China ocupando espaços
A China pode se tornar protagonista após Trump assumir a presidência dos Estados Unidos. De acordo com o G1, os EUA pode ir contra a ideia de que a governança global e a solução de assuntos internacionais decorram do funcionamento de fóruns como o G20 e órgãos como a ONU.
Classificação Indicativa: Livre
Limpeza inteligente
Metade do preço
som poderoso
Preço baixo
Lançamento com desconto