Economia & Mercado

Conheça os responsáveis pelo crescimento da economia em 2023

Divulgação / Pixabay
Dois setores respondem pelo desenvolvimento da economia em 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 02/09/2023, às 16h02 - Atualizado às 16h32   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

A agropecuária e a indústria extrativa foram os setores responsáveis pelo crescimento econômico no primeiro semestre deste ano, com o forte ciclo de aumento das commodities agrícolas e minerais, segundo os economistas brasileiros.  

Pelo menos 50% dessa evolução econômica, no primeiro semestre deste ano, foram puxados pelos segmentos extrativo e do agronegócio.   As extrações e exportações de café, petróleo, gás e minério de ferro são os carros-chefe do fortalecimento da economia nacional.  

No setor extrativo, as atividades da empresa EnP Energy, que tem campos de produção e exploração em áreas terrestres, crescerem 25% no segundo trimestre, em comparação aos primeiros três meses deste ano.  

Já a Petrobras, maior empresa do setor, também ampliou os investimentos, no segundo trimestre deste ano, com um aporte de US$ 3,1 bilhões, representando alta de 24,9% em relação aos primeiros três meses de 2023.  

“A agricultura foi impulsionada acima do esperado, na comparação interanual, e a indústria extrativa continuou forte no período”, explicou Sergio Vale, economista - chefe da MB Associados.   Segundo o especialista, em reportagem do jornal O Globo, “50% do resultado do PIB do primeiro semestre vieram das commodities, tanto agrícolas quanto minerais, além de petróleo e gás”.  

Ainda de acordo com a reportagem, Bráulio Borges, economista sênior da LCA Consultores, afirma que “a super safra de grãos tem efeitos indiretos sobre o consumo. E essa surpresa positiva, também na indústria extrativa, não vem de hoje. O elemento comum, de 2020 até agora, com o PIB surpreendendo favoravelmente, é que o país está vivendo o ciclo de alta de commodities”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp