Economia & Mercado

Conta de luz vai ficar mais cara em 2024; saiba quanto

Divulgação
Expansão das fontes eólica e solar também fortalece a geração de energia  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 24/12/2023, às 10h08


FacebookTwitterWhatsApp

As tarifas de energia elétrica no Brasil terão um aumento médio de 4,8% em 2024, segundo informações da consultoria Thymos, divulgadas para a agência Reuters. Esse índice representa uma redução em comparação com os reajustes de cerca de 10% observados nos últimos dois anos.

A tendência de preços mais baixos da energia, influenciada pelo preço de referência no mercado spot e pela performance favorável das fontes renováveis, contribuiu para essa projeção. 

O Brasil, beneficiado por uma hidrologia favorável, tem visto reservatórios nas regiões Sudeste e Centro-Oeste em níveis confortáveis. A expansão das fontes eólica e solar também fortalece a geração de energia. Entretanto, apesar do reajuste projetado ser menor que nos anos anteriores, encargos adicionais na conta de luz, como o aumento do orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético e a "Conta Covid", impactarão os consumidores. 

Por regiões, a Sul enfrentará o maior aumento (7,6%), seguida pelo Norte (6,7%), Sudeste e Centro-Oeste (4,7%), enquanto o Nordeste terá o menor reajuste (1,95%). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, expressou preocupação com a situação, anunciando medidas para aliviar o impacto, como um aporte de 350 milhões de reais para o Amapá.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp