Economia & Mercado

Copom decide pela manutenção da taxa de juros pela quarta vez em 2023

Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Banco Central tem sido pressionado pelo governo Lula e pelo mercado financeiro para reduzir taxa de juros  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Publicado em 21/06/2023, às 19h17   Cadastrado por Lula Bonfim


FacebookTwitterWhatsApp

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (21), manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, patamar em vigor desde agosto de 2022. Foi a quarta reunião do Copom neste ano. Em todas as ocasiões, mesmo pressionado pelo governo federal e por parte do mercado financeiro, o comitê decidiu não alterar o nível da taxa básica de juros.


"A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação desancoradas, segue demandando cautela e parcimônia", escreveu o Copom.


As decisões do Copom de manter a Selic em 13,75% têm sido alvo frequente de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros do governo.


A expectativa do mercado financeiro, divulgada nesta semana, é de que essa seja a última reunião que vai manter a taxa básica da economia no atual patamar. Na previsão de economistas das instituições financeiras, o início do ciclo de corte dos juros deve começar a partir de agosto, quando a Selic recuaria para 13,50% ao ano.


No comunicado sobre a decisão, o Copom escreveu ainda que a política de manter a taxa em 13,75% vem surtindo os efeitos desejados de segurar a inflação.


"O comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária e relembra que os passos futuros da política monetária dependerão da evolução da dinâmica inflacionária", afirma a nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp