Economia & Mercado

CRCBA anuncia campanha 'Imposto de Renda Solidário' em prol de instituições sociais da Bahia

Leandro Nunes
Contribuintes podem doar até 6% do imposto para contemplar crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade  |   Bnews - Divulgação Leandro Nunes

Publicado em 25/04/2023, às 20h23   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) lançou nesta terça-feira (25), no Dia do Profissional da Contabilidade, a campanha “Imposto de Renda Solidário”, que visa mobilizar a sociedade e a classe contábil para incentivar as doações dedutíveis do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). 
Os contribuintes podem doar até 6% do imposto devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI), do país, estado ou município, como forma de incentivar as ações voluntárias. Inclusive, o cidadão pode direcionar essas doações a instituições de sua escolha cadastradas nesses fundos.
O presidente do CRCBA, André Luis Barbosa dos Santos, explicou que o contribuinte pode doar no momento da declaração do imposto de renda. "Os profissionais contábeis podem fortalecer essa corrente e incentivar os seus clientes que têm imposto a pagar para que destinem um percentual aos fundos, que vão contemplar crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade", disse.
As doações são calculadas automaticamente pelo programa da Declaração, da Receita Federal, e não geram nenhum custo ao contribuinte. O passo a passo está disponibilizado no site do CRCBA, com orientações para fazer a doação. Também é possível ajudar diretamente uma instituição de sua escolha, enviando o comprovante do pagamento e o DARF para o e-mail da mesma instituição, junto com seus dados.
O projeto é realizado pelo CRCBA e organizado pela Comissão CRCBA Voluntário, que integra o projeto Voluntariado da Classe Contábil, responsável por ações de apoio aos observatórios sociais, incentivo às doações dedutíveis do imposto de renda, multiplicação de educação financeira e demais ações locais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp