Economia & Mercado
por Vagner Ferreira
Publicado em 17/06/2025, às 09h16 - Atualizado às 09h54
Os altos índices de inadimplência e os recordes em pedidos de recuperações judiciais estão expondo as fragilidades do setor empresarial. De acordo com informações do portal InfoMoney, os pequenos e médios empreendedores são os mais prejudicados.
Levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), tendo a Serasa Experian como base de dados, aponta que mais de 7,2 milhões de empresas estão inadimplentes no Brasil, compondo um percentual de 31,6% dos negócios ativos no país.
Deste número, micro e pequenas empresas ocupam um valor expressivo, de 6,8 milhões, com 47,2 milhões acumulados de débitos em aberto, acumulando, assim, mais de R$ 141,6 bilhões. Só no ano passado, os pedidos aumentaram em 61,8%, com 2.273 solicitações, registrando o maior patamar desde o início da série histórica, que começou em 2006. Em 2025, o índice permanece alto, com 162 pedidos em janeiro e 122 em fevereiro.
Os juros elevados, as constantes inflações e as dificuldades da liberação de créditos estão entre os fatores predominantes. Além disso, os impactos na pandemia também têm influenciado no atual cenário. “Em geral, uma ênfase demasiada em faturamento, e não em margens, gera esse tipo de cenário”, explica o CEO da Auddas e investidor anjo, Julian Tonioli, segundo a reportagem.
“O aumento exponencial dos pedidos de recuperação judicial se deve à instabilidade política, aos reflexos da pandemia e às incertezas internacionais”, disse o gerente de operações da Big Legal Tech Finch, André Alves de Lima Bueno, conforme informações do InfoMoney.
O setor que mais impacta nos pedidos é o de Serviços, respondendo por 52,8%. Depois, segue o de Comércio, com 35%. “Se os credores toparem alongar parcelas, não há necessidade de RJ (Recuperação Judicial). Ela é recomendada quando já não há espaço para negociação e o risco jurídico é iminente”, frisa o CEO e sócio-fundador da Safegold, Ezequiel Wilbert, na reportagem.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Bom e Barato
Top dos Tops
melhor câmera
Tela dobrável