Economia & Mercado

BNews ESG: Cupom Verde é alternativa para melhor organização financeira e redução do consumo de papel tóxico

Foto:  Alessandra Coelho
Produção de cupons fiscais tem impacto ambiental gigantesco; Cupom Verde tenta reduzir consumo  |   Bnews - Divulgação Foto: Alessandra Coelho
Beatriz Araújo e Vinícius Dias

por Beatriz Araújo e Vinícius Dias

[email protected]

Publicado em 04/05/2023, às 09h39 - Atualizado às 09h39


FacebookTwitterWhatsApp

Você sabe qual é o impacto ambiental da produção de cupons fiscais em um ano no Brasil? O números surpreendem: são mais de 400 mil árvores derrubadas, 37 mil toneladas de CO2 emitidas na atmosfera, mais de 5 milhões de litros de petróleo utilizados e outros 35 bilhões de litros de água consumidos.

Pois é: aquele papelzinho custa muita coisa. Mais ainda, é tóxico: o papel térmico contém uma substância química chamada Bisfenol A (BPA), prejudicial à saúde humana e tóxica, sendo absorvida pela pele. Por isso o BPA já foi banido em vários países da União Europeia. Seu descarte indevido também traz impactos para o meio-ambiente.

Pensando nesses números que nasceu o Cupom Verde, um cupom fiscal ecologicamente correto. Ele fica disponível digitalmente, tanto no APP mobile, quanto no site, se tornando uma carteira digital para guardar comprovantes que servem para eventuais trocas e organização de gastos.

CEO do APP Cupom Verde, Gabriel Junqueira é um dos nomes que participa nesta quinta-feira (4) de um café da manhã entre empresários e imprensa, no Restaurante Senac, que fica na Casa do Comércio, e apresentou a iniciativa. No evento para convidados, o Senac serviu um “cardápio sustentável”, feito com produtos da agricultura familiar.

"O cupom verde oferece uma série de vantagens para os consumidores finais. Começando pela praticidade de recener os cupons fiscais diretamente no seu celular, de forma instantânea. Ajuda a organizar melhor seus gastos porque são categorizados, não corre o risco de perder e além de tudo prestamos serviço à natureza. Na maioria dos casos, os cupons impressos, produzidos com papel térmico, um papel tóxico, são descartados de forma incorreta", conta Junqueira.

A utilização do app é gratuita para o consumidor final e também pode ser utilizada sem informar. Dessa maneira, no entanto, a nota não é adicionada à conta do app automaticamente, sendo necessário ler o QR Code presente no cupom reduzido impresso pelo varejista, ou realizando o upload da imagem do seu cupom.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp