Economia & Mercado

Desemprego no Brasil: Taxa fica estável no trimestre encerrado em janeiro de 2026; confira percentuais

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Taxa de desemprego iguala menor nível já registrado na série histórica iniciada em 2012  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vagner Ferreira

por Vagner Ferreira

Publicado em 05/03/2026, às 10h42



A taxa de desocupação do Brasil permaneceu em 5,4% no trimestre de novembro de 2025 a janeiro de 2026, igualando o menor nível já registrado na série histórica, iniciada em 2012. Em relação ao mesmo período de 2024, houve uma queda de 1,1 ponto percentual, o que representa uma redução de 17,1% no número de pessoas desocupadas, ou 1,2 milhão a menos em comparação com o ano anterior.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nesta quinta-feira (5), também revelou que a população desocupada atingiu 5,9 milhões de pessoas, um número estável em relação ao trimestre anterior e o menor da série.

O número de pessoas ocupadas alcançou 102,7 milhões, também o maior da série, com uma alta de 1,7% no ano. O nível de ocupação foi de 58,7%, uma leve alta de 0,5 ponto percentual em relação a janeiro de 2025. 

Quanto ao rendimento real habitual, o valor subiu para R$ 3.652, o maior da série, com um aumento de 2,8% no trimestre e 5,4% no ano. A massa de rendimento real habitual também atingiu um recorde de R$ 370,3 bilhões, registrando um crescimento de 7,3% em relação ao ano anterior.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)