Economia & Mercado

Dia das Crianças: deflação média de 1,4% na cesta de produtos traz otimismo para a data, aponta Fecomércio-BA

Pixabay
Segundo Fecomércio-BA, itens como computador pessoal e aparelho telefônico tiveram queda nos últimos 12 meses  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 28/09/2023, às 05h30   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O Dia das Crianças se aproxima e a expectativa é que a data seja melhor do que foi no mesmo período do ano passado na perspectiva de vendas. O otimismo está relacionado aos preços dos principais produtos e serviços. Segundo a Fecomércio-BA, com base nas informações do IPCA, haverá uma deflação média de 1,4% em um ano.

"Embora a maioria dos itens esteja com variação positiva, 50% dos que registraram alta variam abaixo da inflação média da RMS, de 3,9%, ou seja, há um ganho real", destaca Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA.

O número um na tendência de queda é o computador pessoal, com  -10,6% em 12 meses, seguido de aparelho telefônico, -8,78%. Ainda no comércio, o instrumento musical recuou -4,91% e a bicicleta apontou variação tímida de -0,27%. Já pelo lado dos serviços, a retração nos preços foi vista no grupo de cinema, teatro e concertos, de -6,93%.

Na ponta oposta, chama a atenção o aumento de 12,75% dos livros não didáticos, variação bem próxima do conjunto infantil, de 12,2%. E entrando, então, nos itens de vestuário, outras altas foram de sapato infantil (7,25%), camiseta infantil (4,81%) e calça comprida infantil (3,45%).

Conforme pesquisa recente da Globo, 46% devem presentear as crianças com roupas e 26% com calçados. Além desses, sempre ficam em destaque os brinquedos, com percentual de 41%.

“A Fecomércio-BA projeta que o setor de Vestuário, Tecidos e Calçados deva crescer 8% na comparação com o mesmo período do ano passado. O dado não se refere especificamente ao Dia das Crianças, mas indica uma tendência importante para o momento”, pontua Dietze.

Para o consultor, o que contribui no entendimento desse cenário é o índice de Intenção de Consumo das Famílias – ICF, elaborado mensalmente pela Federação e que mostra crescimento de 19,1% na comparação anual, atingindo os 106,4 pontos, numa escala de 0 a 200 pontos.

“Os preços mais baixos, maior capacidade de consumo, segurança no emprego e acesso fácil ao crédito são os fatores que devem fazer o Dia das Crianças de 2023 ser melhor que o do ano passado”, salienta Dietze.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp