Economia & Mercado

Dia Mundial da Reciclagem: Saiba como os catadores fomentam a economia circular

Wilson Dias/Agência Brasil
Estima-se que 90% do material reciclado que retorna para a indústria passa pelas mãos dos catadores  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias/Agência Brasil

Publicado em 17/05/2023, às 13h06   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Hoje, dia 17 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem. Os catadores de lixo reciclável, trabalhadores diretamente envolvidos e fundamentais nesse processo, fazem parte de uma força de trabalho estimado entre 600 mil e 1 milhão de pessoas.

Estima-se que 90% do material reciclado que retorna para a indústria passa pelas mãos dos profissionais, que atuam na coleta, separação e venda, como meio de vida ou complemento de renda.

En entrevista ao Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV), o presidente da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Roberto Rocha, falou sobre a atuação do setor junto aos catadores.

"A indústria da cerveja tem preocupação ambiental e diálogo com quem está na ponta, como os catadores. Entendemos que o setor tem bons projetos que contribuem para a recuperação das embalagens, fazendo com que parte dos materiais voltem as linhas de produção das empresas", disse.

A ANCAT é uma associação sem fins lucrativos que atua pelo avanço e profissionalização da categoria organizada em cooperativas e associações, além de contribuir para o trabalho dos catadores que atuam nas ruas, aterros sanitários e em lixões no Brasil.

Catador desde os 19 anos, Roberto sofreu discriminação por exercer a profissão, o que o levou a lutar em prol da categoria. "Somos trabalhadores invisíveis, mas que graças a nosso trabalho e dedicação, a profissão de catador passou a ser reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações", adicionou.

"O trabalho realizado pelos catadores está totalmente alinhado com as propostas que são a base do ESG. E isso pode ser melhorado. Tanto no trabalho de recuperação de embalagens, parte importante das boas práticas ambientais, como no aspecto do social, que se refere a melhores condições de trabalho e renda", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp