Economia & Mercado
Publicado em 30/11/2024, às 13h35 - Atualizado às 13h36 Bruna Ferraz e Yuri Pastori
O Grupo Prima, composto por investidores da região espanhola da Catalunha e com sede em Salvador, anunciou planos de investir R$ 5,6 bilhões ao longo de 10 anos para transformar Baixio, no litoral norte da Bahia, em um destino turístico de luxo.
Neste sábado (30), durante o lançamento da pedra fundamental do empreendimento, Diretor do Destino Baixio do Grupo Prima, Antônio Barreto Júnior, explicou ao BNEWS o porquê da Bahia ter sido escolhida para o investimento no estado. A primeira fase do projeto, com um orçamento de R$ 2,1 bilhões, já está em construção e inclui três resorts.
"Nosso sócio Presidente Rubén Escartín simplesmente se apaixonou pelas belezas naturais de Baixio lá atrás em 2005. Então foi um amor à primeira vista efetivamente.
E seis meses depois ele voltou para a Espanha, apresentou a proposta de compra da propriedade, foi aceita no conselho de administração, ele retornou à Bahia e adquiriu a propriedade. Então, foi uma questão de realmente ter se apaixonado pelas belezas naturais. É um investimento grande e nessa primeira etapa a gente tem previsto a entrega de três hotéis, três resorts de luxo", contou.
Barreto Júnior detalhou também quais as mudanças o empreendimento trará para a comunidade local. "Nós vamos trabalhar transformação das pessoas, nós vamos trabalhar capacitação. Nós não estamos simplesmente preocupados em trazer os hotéis e obviamente o benefício desses visitantes.A gente quer trazer desenvolvimento econômico. E o maior exemplo que a Prima pode dar em relação a isso é que o desenvolvimento começou pela Vila de Baixio. Estamos aqui no Complexo Ponta de Ambupe, que foi realizado simplesmente há três anos atrás, inaugurado dentro da Vila de Baixio, trazendo emprego, renda e desenvolvimento social", disse.
O gestor ressaltou que 92% dos empregados de empresa são da região e falou que a parceria com o Governo do Estado é fundamental para gerar frutos para a mão de obra local.
"A tendência é crescer, porque a gente formou a rede de desenvolvimento local integrada e sustentável através do Instituto Voar, que tem atuado com outros atores não só da comunidade, mas da sociedade civil, como o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, através da FEComércio Bahia, com o SENAC e o SESC atuando de forma contundente aqui em Baixio. Inclusive nós estamos esse mês todo com a carreta odontológica do SESC aqui em Baixio, prestando atendimentos gratuitos à população", concluiu.
Assista a entrevista completa com o Diretor do Destino Baixio do Grupo Prima, Antônio Barreto Júnior:
Classificação Indicativa: Livre
Super descontos
melhor câmera
Cinema em casa
Bom e Barato
linda caixa de som