Economia & Mercado

Empresária cria “Airbnb dos mares", onde é possível alugar lancha ou iate

Divulgação/Fleets
Lancha ou iate podem sem ser alugados através de plataforma online  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Fleets

Publicado em 25/07/2022, às 19h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Airbnb é conhecido por ser um aplicativo onde é possível alugar uma casa ou um quarto pela internet diretamente com o proprietário em qualquer lugar do mundo. Agora, chegou a vez de uma "versão" da ferramenta, só que dos mares, onde é possível alugar um barco ou uma lancha.

Trata-se do Fleetss (frotas, em inglês), aplicativo desenvolvido pela jornalista e publicitária Isabella Salomão, que o criou ao perceber o crescimento do setor náutico. O app tem foco na locação de embarcações por meio de plataforma de economia colaborativa, com avaliações dos passeios e dos barcos.

Um dos objetivos da plataforma é atender um mercado em expansão e, ao mesmo tempo, oferecer segurança aos donos de barcos e usuários. O modelo adotado e a inspiração para o aplicativo é o próprio Airbnb. Ao fechar o uso de uma embarcação, o cliente paga o aluguel, que fica retido e só é liberado ao fim do passeio. Dessa forma, o usuário tem a garantia de que não será vítima de um golpe, enquanto o dono da embarcação sabe que receberá pelo serviço oferecido.

O aplicativo entrou recentemente em funcionamento e começou a efetivar os aluguéis das embarcações. “Tivemos uma boa surpresa, a gente almejava 150 cadastros, mas já estamos com 290 embarcações no sistema. O atendimento está disponível em 17 Estados. Somos um ‘Airbnb’ exclusivo para embarcações, de vários tipos, tamanhos e capacidade, como catamarãs, lanchas, iates e veleiros”, disse Isabella.

No entanto, os proprietários precisam providenciar um marinheiro para navegar, o que nem sempre é necessário, pois muitos casos, como os donos têm carteira de habilitação para pilotar, eles preferem ser os guias dos passeios. Os aluguéis variam de preço, saindo de R$ 600 até aproximadamente R$ 25 mil, no caso de iates.

“O aplicativo tem espaço para uma descrição da embarcação, com fotos e comentários dos clientes. Após o passeio, o proprietário recebe uma avaliação. O objetivo é fazer algo seguro para ambas as partes.”

Do valor da locação, o proprietário repassa 5% para o aplicativo, enquanto a taxa para os usuários é de 10%. O que fica para a Fleetss é 15%.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp