Economia & Mercado
por Vagner Ferreira
Publicado em 18/06/2025, às 09h19 - Atualizado às 10h10
Um casal de ex-franqueados da Cacau Show, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, acusa a empresa de fraude financeira e de gerar um prejuízo de cerca de R$ 1 milhão, segundo informações do Diário do Comércio.
O investimento inicial foi de R$ 240 mil em uma loja modelo smart, aberta no início de 2023. Segundo os ex-franqueados, devido ao bom desempenho, foram convidados pela empresa a auxiliar outros franqueados. Além disso, um funcionário da Cacau Show teria proposto que eles abrissem uma franquia em um shopping de Fortaleza, em sociedade com a esposa dele, já que, por ser funcionário, ele não poderia participar diretamente do negócio.
“Um funcionário de confiança da Cacau Show, a nível regional, propôs uma sociedade com a esposa dele, porque ele não podia entrar na sociedade por ser funcionário. Nossos números pareciam perfeitos, estávamos sendo referência de desenvolvimento, então pensamos: ‘por que não?’”, contou o ex-franqueado à reportagem.
No entanto, eles começaram a perceber constantes baixas no caixa da loja. De acordo com a denúncia, descobriram que o funcionário estava desviando dinheiro. “Confrontamos ele. Primeiro negou, depois disse que ia pagar, mas não cumpriu. Para não gerar uma má imagem para os negócios, optamos por comunicar discretamente à Cacau Show o que havia ocorrido”, relatou. A empresa desligou o funcionário, mas exigiu que o casal arcasse com os valores desviados.
“Tentamos negociar, mas não houve nenhuma abertura, apenas cobrança dos boletos. Talvez um empréstimo resolvesse, mas como o CPF da minha esposa estava vinculado às duas empresas, a Cacau Show considerou tudo como um único grupo e bloqueou as duas lojas”, disse. Por conta disso, o casal precisou fechar uma das unidades e repassá-la para outro franqueado.
Mesmo tentando manter a primeira loja, os empreendedores relataram enfrentar desabastecimento de produtos por mais de um mês. Após reclamações, começaram a receber mercadorias com avarias ou próximas da data de vencimento, o que consideraram retaliação.
Em maio de 2024, o casal comunicou à Cacau Show que encerraria a parceria, mas enfrentou novos entraves nas negociações e só conseguiu deixar a franquia em novembro do mesmo ano. Mesmo sem receber produtos, continuaram sendo obrigados a pagar taxas de publicidade e royalties pelo uso da marca.
Confira a nota enviada pela Cacau Show, segundo a reportagem:
"A Cacau Show tem como valor fundamental o respeito e a ética no relacionamento com todos os seus parceiros. Levamos todas as manifestações dos franqueados muito a sério e contamos com uma equipe especializada para atendimento e suporte. Somos a maior franqueadora do Brasil, com a maioria dos parceiros mantendo uma relação comercial conosco há mais de sete anos, o que reflete a solidez e a transparência da nossa rede.
Todos os contratos são assinados após leitura e concordância mútua, com cláusulas transparentes que detalham as responsabilidades de ambas as partes.
Quanto ao envio de produtos, utilizamos um sistema de reposição inteligente, que analisa o giro, a performance e o estoque de cada loja, garantindo um mix completo e o devido abastecimento. Sobre prazos de validade, se eventualmente ocorrer algum problema, há uma política interna, amplamente conhecida pelos franqueados, que permite a devolução dos produtos.
Todas as taxas estão previstas em contrato e são previamente comunicadas, garantindo transparência e segurança para ambas as partes. Não existe 'taxa do cacau'. O que ocorreu foi um reajuste no preço dos produtos, necessário para proteger nossa rede frente à alta histórica do cacau como commodity, que variou mais de 300% nos últimos dois anos. Esse valor foi integralmente destinado ao pagamento dos fornecedores de insumos.
O contrato de franquia prevê cláusulas claras para encerramento da parceria, inclusive antes do término do contrato, sem incidência de multa, desde que observado o prazo de 12 meses de funcionamento da loja ou ao final do contrato padrão, de 30 meses.
Por fim, em uma rede do porte da Cacau Show, com milhares de unidades, é natural que surjam questionamentos e divergências contratuais ou operacionais. Isso faz parte da dinâmica de qualquer grande empresa que opera nesse modelo de negócio. A Cacau Show mantém-se sempre aberta ao diálogo e à busca por soluções em conjunto com seus franqueados."
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Lançamento com desconto
Aparelho top
Super desconto
Fone com Alexa