Economia & Mercado
O ex-presidente do Banco Central (BC), Arminio Fraga, diz que o episódio do Banco Master "é uma história realmente incrível que atinge aos quatro cantos da República e os quatro cantos não republicanos". A declaração do economista ocorreu durante o programa Estúdio i, na GloboNews. Fraga disse que as ações contra o BC não começaram agora com as pressões realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF); segundo Armínio Fraga, haverá desdobramentos no Caso Banco Master.
"Houve uma tentativa de se aprovar uma lei que permitiria ao Congresso demitir o diretor do Banco Central que, heroicamente vinha segurando a barra, felizmente, não prosperou, uma outra tentativa de aumentar o limite do seguro de depósito do Fundo Garantidor de R$ 250 mil para R$ 1 milhão. Então esse assunto já vem aí lá há muito tempo, houve essa operação com o BRB, enorme, acho que foi a que a coisa estourou, pipocou lá dentro constatou-se uma fraude colossal. Isso não é um palpite do Banco Central. Eles examinam os livros todos e fica muito claro. Não é tão difícil chegar. Tem lá um empréstimo para o fulano, o cicranos. Você começa a checar, vai fazendo no início por amostra, mas rapidamente deve ter ficado claro que realmente existiria uma fraude, não tem como o Banco Central numa situação como essa levantar um cartão vermelho como ele levantou sem ter muita segurança", afirma Arminio.
Ele complementou: "E a história toda ainda está por vir, mas não é uma história totalmente bonita. E tinha, no fundo, gente de peso tentando influenciar as coisas a favor do banco, o o conselho consultivo. Então, assim, é uma história realmente incrível que atinge os quatro cantos da República e os quatro cantos não republicanos também".
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito