Economia & Mercado

Exportações de peixes de cultivo alcançam valor milionário em apenas três meses; veja números

Divulgação
Crescimento das exportações de peixes de cultivo chegam a quase 50%  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 15/05/2024, às 08h41



A piscicultura brasileira tem se destacado em 2024, em especial, nos primeiros três meses deste ano em comparação com o mesmo período de2023. O crescimento apresentado pela balança comercial foi de 20% em toneladas embarcadas (2.085 t) e faturamento 48% maior – alcançando US$ 8,7 milhões.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Os dados são do Informativo do Comércio Exterior da Piscicultura, elaborado pela Embrapa Pesca e Aquicultura em parceria com a Peixe BR. De acordo com o levantamento, “as duas mil toneladas exportadas no 1º trimestre deste ano é o maior volume nesse período desde 2020. A tilápia é a espécie mais exportada (95%) e o filé fresco ou refrigerado representou 65% do valor, com US$ 5,6 milhões”.

O documento também revela que a exportação de tilápia apresentou crescimento de 50% em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Viemos de um ano com bom crescimento das exportações e iniciamos 2024 com o resultado ainda melhor, aumentando quase que em 50% em receita nos três primeiros meses de 2023. Esse cenário evidencia um setor em crescimento. Em dez anos, saltamos de 638 mil toneladas/ano produzidas de peixes de cultivo para atingir 887 mil tem 2023. As exportações ainda representam pouco, mas o potencial é gigante”, destaca Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp