Economia & Mercado

Exposibram: Diretor técnico da CBPM explica implementação de tela interativa no evento; saiba mais

reprodução/BNEWS
A ideia da implementação da tela seria chamar a atenção do público para a mineração na Bahia  |   Bnews - Divulgação reprodução/BNEWS

Publicado em 10/09/2024, às 19h15   Lucas Pacheco, direto de BH, e Luiz Guilherme



Uma novidade presente na na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) 2024 é a presença de uma tela interativa, que possui um mapa, onde os visitantes podem acessar o mapa da Bahia, ver áreas de mineração, além de um quiz com informações sobre a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e sobre a mineração no estado.

Em entrevista ao BNews, Manoel Barretto, diretor técnico da CBPM, explicou sobre implementação da tela e sua funcionalidade para o público presente no evento.

🎥  Não perca uma notícia! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e acompanhe as atualizações que fazem a diferença. Clique e fique conectado!

A ideia foi exatamente essa, chamar a atenção para a mineração e para o estado da Bahia. Então o que a gente fez? A gente criou um joguinho que a gente chama do quiz, que é um jogo que faz pergunta para você utilizando os bens minerais. Aí você faz três perguntas para você e se você acertar as três você ganha um brinde. Essas perguntas normalmente são relativas ao aquele bem mineral e o aproveitamento daquele mineral. Por exemplo. Fato é usado para quê? Aí ele dá as opções, aí você responde e tal", explicou. 

"E o outro momento desse joguinho aí é o mapa da Bahia, o mapa geológico que é a base com as principais ocorrências minerais do estado da CBPM, as nossas ocorrências principais", emendou.

Além das telas interativas, Manoel Barretto explicou quais as disponibilidades diárias da CBPM para pesquisa mineral, principalmente para potenciais futuros clientes como empresários e geólogos.

A gente mostra pra ele, nós temos uns folhetos aqui indicativos mostrando as áreas que nós estamos colocando, chamando a iniciativa privada pra participar, né, 'venha pra Bahia pra participar da mineração e tal'. E também é o geólogo, o geólogo em si que vem, que tem, desperta nele a curiosidade pela atuação da CBPM e pelo o que o estado tem, da Bahia tem, de mineralização, né? Então, como o estado da Bahia é um estado bastante conhecido geologicamente", iniciou.

 "E  outra coisa é exatamente isso, os dados que nós temos, o acesso aos dados que nós temos e tal, a CBPM, assim, no ambiente geológico aqui é uma empresa muito conhecida, né, tem uma história, 51 anos, e tem uma história de desenvolvimento da pesquisa na Bahia e tal, e ela é conhecida nacionalmente, então isso é muito interessante porque chama, além do mais, nós estamos aqui também num ponto estratégico, né, então, é, o fato de no próximo ano ser na Bahia, isso tem chamado muita gente aqui pro nosso estado. Manoel, obrigado, boa exposição e bom congresso pra você. Obrigado a você e à tua disposição", emendou.

O repórter Lucas Pacheco envia as informações diretamente da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), em Belo Horizonte (MG).

Assista

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp