Economia & Mercado

Falta apenas um dia para encerramento do prazo da declaração do Imposto de Renda

Divulgação / Joédson Alves - Agência Brasil
Cerca de oito milhões de pessoas ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Joédson Alves - Agência Brasil
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 30/05/2024, às 09h58 - Atualizado às 09h59



Várias repartições públicas não estão funcionando hoje (29) e continuarão fechadas amanhã, sexta-feira (30), em função do feriado de Corpus Christi. A questão é que o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda encerra em apenas um dia e quem não pegou os documentos necessários nos órgãos pertinentes enfrentará problemas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Com ponto facultativo estabelecido em muitas cidades brasileiras, “até a manhã desta quarta-feira, 35,5 milhões de declarações foram recebidas pela Receita Federal, com 64% delas possuindo direito à restituição. A Receita espera receber, ao todo, 43 milhões até o último dia. Ou seja, mais de 7 milhões de contribuintes ainda precisam fazer seu acerto de contas”, como informou reportagem de o jornal O Globo.

É bom estar atento, pois a não entrega da declaração dentro do prazo acarreta ao contribuinte pagamento de multa a partir de cálculos específicos.

Como explica a matéria de O Globo, a multa é de 1% ao mês ou fração de atraso, no caso do cálculo ser realizado sobre o valor do imposto devido na declaração, ainda que integralmente pago, até um teto de 20%; ou multa mínima de R$ 165,74 (apenas para quem estava "obrigado a declarar", mesmo sem imposto a pagar).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp