Economia & Mercado

Fim da fan fest? Cidades da Copa 2026 nos EUA enfrentam crise por atraso em verba de segurança; saiba mais

Reprodução / FIFA
Diversas cidades-sede da Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos ameaçam cancelar as famosas fan fests  |   Bnews - Divulgação Reprodução / FIFA
Leonardo Oliveira

por Leonardo Oliveira

Publicado em 26/02/2026, às 12h59



Diversas cidades-sede da Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos ameaçam cancelar as famosas fan fests e eventos paralelos por conta de um atraso na liberação de US$ 625 milhões ( cerca de R$ 3,2 bilhões) em verbas federais direcionadas para segurança.

Os recursos foram anunciados ainda em 2025, no mês de julho, pelo governo do presidente Donald Trump, mas ainda não houve repasse para os municípios. A razão é uma paralisação de dez dias no Departamento de Segurança Interna (DHS), em meio a uma disputa orçamentária entre democratas e republicanos.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Divergências no Congresso

O Congresso dos Estados Unidos atravessa por conflitos relacionados ao financiamento da agência de Imigração e Alfândega (ICE) depois dos assassinatos em Minneapolis de Alex Pretti e Renee Good. O DHS realiza a supervisão de órgaos como Federal Emergency Management Agency (Fema), que tem a responsabilidade de administrar os recursos destinados às cidades-sede.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Ameaça para Copa

A Copa será disputada entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México, e deve atrair cerca de 5 milhões de torcedores apenas em solo americano. Para além das partidas, ocorrem grandes fan fests, que dependem diretamente da verba federal para estrutura e segurança.

Durante audiência no Comitê de Segurança Interna da Câmara, autoridades de Miami, Kansas City e Nova Jersey disseram que ainda aguardam o repasse dos recursos.

“Faltando apenas cerca de quatro meses para o início do torneio, essas cidades ainda não receberam os fundos. Isso é completamente inaceitável”, criticou Nellie Pou, representante de Nova Jersey.

Uma fan fest prevista para o Liberty State Park, em Nova Jersey, foi cancelada na semana passada e trocada por eventos menores. Já em Miami, o diretor-executivo do comitê organizador, Raymond Martinez, alertou para o cronograma apertado.

“Faltam 107 dias para o torneio. Mas, mais importante, cerca de 70 dias para o início da construção da fan fest. Essas decisões precisam ser tomadas nos próximos 30 dias”, disse.

Em Kansas City, existe a previsão de receber 650 mil visitantes e organizar 18 dias de fan fest. “É absolutamente crucial que consigamos esse financiamento. O prazo está se aproximando rapidamente”, afirmou Joseph Mabin, vice-chefe da polícia local.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)