Economia & Mercado

Financiamento de veículos tem maior patamar da série histórica; confira índices

Divulgação / Freepik
Índices de produção, importação e exportação de veículos também cresceram  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 16/03/2025, às 05h30   Publicado por Vagner Ferreira



O custo de financiamento de veículos está no maior patamar da série histórica, conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), com índice em 29,5% ao ano. De acordo com informações do jornal O Globo, a alta da taxa da Selic é um dos fatores que tem contribuído para o aumento, que passou de 10,75% para 13,25% ao ano nos últimos 12 meses.

“Essa tendência de alta precisa ser interrompida. Até agora, os números são bons, mas isso pode impactar nosso mercado”, disse o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, segundo a reportagem. No ano passado, o percentual estava em 24,5%, segundo a Anfavea. 

O presidente da Anfavea acredita que o aumento do financiamento acontece devido à redução da taxa de desemprego e do atual cenário da economia do Brasil, que teve avanço de 3,4% em 2024. 

No total, foram realizadas a venda de 2,6 milhões de veículos no ano passado, com aumento de 14% no comparativo com o ano anterior. Segundo a reportagem, 55% dos veículos são comprados à vista e 45% são financiados. Ainda, a taxa de inadimplência está em 4% para pessoas físicas e 2,6% para pessoas jurídicas. 

O setor começou aquecido em 2025, com aumento de 9% de vendas neste primeiro bimestre, alcançando 356,2,9 mil unidades na comparação anual. A produção teve crescimento de 14,8% neste mesmo período, com, aproximadamente, 392,9 mil unidades. 

Em relação às importações, os índices foram de mais 21% das vendas. Já sobre as exportações, a alta foi de 54,9%, com 76,7 mil veículos vendidos no exterior. No entanto, a política tarifária imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem gerado incertezas no setor para o resto do ano.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp