Economia & Mercado

Financiamento milionário: Gigante do setor de celulose investe em alternativas renováveis ao plástico

Divulgação / Pixabay
Financiamento será utilizado para demonstrar potencial de expansão da tecnologia através da iniciativa  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 24/04/2024, às 20h08 - Atualizado às 20h09


FacebookTwitterWhatsApp

Uma importante iniciativa em prol da sustentabilidade acaba de se iniciar através de um vultoso investimento. A Suzano Ventures, braço de corporate venture capital da Suzano, maior produtora mundial de celulose, acaba de anunciar um investimento estratégico de até US$ 5 milhões na startup canadense de ciência dos materiais Bioform Technologies.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O objetivo da companhia é acelerar o desenvolvimento de novas alternativas renováveis aos plásticos de uso único feitos a partir do petróleo. Os novos produtos podem ser fabricados por meio de processos industriais adaptados já utilizados no setor de papel e celulose.

Com potencial para oferecer uma redução de 80% na pegada de carbono em relação aos plásticos convencionais de uso único, a tecnologia da Bioform apresenta desempenho de produto similar ou aprimorado na comparação com os plásticos convencionais em áreas como resistência à tração e permeabilidade ao oxigênio ou vapor de água.

“Analisamos atentamente a tecnologia da Bioform e estamos realmente entusiasmados com a possibilidade de essa tecnologia ser disruptiva no mercado. Em todo o mundo, existem várias inovações em desenvolvimento que oferecem alternativas mais sustentáveis para o excesso de plástico de uso único que jogamos fora todos os anos. O grande desafio é escalar a produção e chegar à competitividade de custo em relação ao plástico de uso único”, explica Paula Puzzi, Gerente da Suzano Ventures.

E completa: “Ao usar materiais renováveis e aproveitar processos industriais e maquinário já estabelecidos no setor de papel e celulose, acreditamos que a Bioform tenha a oportunidade de promover uma disrupção nas cadeias de suprimento estabelecidas e substituir rapidamente a necessidade de materiais de origem fóssil pelos de origem renovável.”

 “Nosso objetivo é produzir alternativas sustentáveis para plásticos de uso único na velocidade do papel e no custo do plástico. Estamos aproveitando a velocidade e a eficiência da fabricação do papel e da celulose para dar passos rápidos e impactantes no mercado”, diz Chris Clark, CEO da Bioform.

“A validação técnica e o investimento estratégico da Suzano Ventures nos conecta à maior produtora mundial de celulose. Também podemos acessar a expertise da Suzano para nos ajudar a acelerar com rapidez as eficiências de produção e as reduções de custo necessárias para diminuir significativamente a dependência de plásticos de uso único”, finaliza.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp