Economia & Mercado
Publicado em 17/12/2024, às 13h16 - Atualizado às 13h18 Yuri Pastori e Maurício Viana
Durante o II Fórum de Mineração e Sustentabilidade da CBPM realizado em Salvador nesta terça-feira (17), o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, falou a respeito da importância das práticas ambientais aliadas à mão de obra.
"Você vai fazer a mineração, tem que fazer. Mas a melhor forma vem com inovações tecnológicas de processos, de métodos, de equipamentos, enfim. Então o investimento em ciência e tecnologia é fundamental para a gente ter uma liberação menos agressiva no meio ambiente", disse.
Ele também falou a respeito da importância da formação acadêmica para encarar o novo contexto ambiental.
"A formação é outro gargalo do investimento aqui na Bahia, seja da indústria, seja da mineração. A CBPM quando traz uma industrialização como a gente tá querendo fazer lá, uma fábrica de pigmentos a partir do titânio que foi separado do rejeito do Maracás, tem muito recado nisso aí", comenta.
E também exemplificou as mudanças ambientais que servem para o mundo novo e uma nova forma de encarar os descartes e as tecnologias as quais se tem acesso.
"Primeiro era um rejeito, era um problema ambiental, a tecnologia veio lá e separou o titânio do rejeito. É menos um problema ambiental e mais um ativo econômico", exemplifica.
O evento ocorre das 09h às 19h no Fera Palace Hotel.
Classificação Indicativa: Livre
Tela dobrável
Últimas horas
Bom e Barato
Imperdível
som poderoso