Economia & Mercado
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) anunciaram as marcas chanceladas na 5ª edição do Certificado de Franquia Internacional ABF, principal reconhecimento desta área no Brasil. A iniciativa faz parte do Franchising Brasil, programa de internacionalização fruto da parceria entre as instituições para impulsionar a expansão e consolidação além-fronteiras das franquias brasileiras.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.
Em 2023, foram chanceladas 56 marcas, um recorde na história do certificado, sendo 18 da categoria Pleno (redes com até duas unidades no exterior em até 1 país), 20 da categoria Sênior (de 3 a 30 unidades no exterior ou 2 a 4 países), 6 da categoria Máster (de 31 a 61 unidades no exterior ou 5 a 7 países) e 12 da categoria Mega (mais de 61 unidades no exterior ou em 8 ou mais países). Entre as redes certificadas, destaque para o segmento de alimentação, seguido de Educação e Saúde, Beleza e Bem-Estar.
O Certificado de Franquia Internacional ABF visa reconhecer e estimular as redes que se encontram em processos de internacionalização (seja com exportações ou abertura de operações em outros territórios), além de engajar os profissionais das marcas em missões internacionais, rodadas de negócio, eventos e outras iniciativas do Programa Franchising Brasil. A chancela conta com quatro categorias: Pleno, Sênior, Máster e Mega. A segmentação tem como critério o número de unidades e a quantidade de países nos quais as marcas estão presentes.
“Operar em outro país, adaptando-se a mercados, legislações e culturas diferentes, é um passo expansionista que merece ser valorizado. Essa certificação oferece exatamente esse destaque no mercado de franquias, servindo também de inspiração para que outras redes sigam esse caminho”, disse o gerente de Projetos Internacionais, Bruno Amado.
O diretor Internacional da ABF, Natan Baril, ressalta que “a retomada de um ritmo melhor na internacionalização de franquias – chegamos a 213 marcas internacionalizadas em 2022 – se refletiu também nas marcas chanceladas. Este ano tivemos o nosso recorde, o que aponta mais uma vez o apetite das franquias brasileiras nesta área. Além disso, a intensa digitalização que vivemos pode apoiar e facilitar esse processo e temos ainda mercado com grande potencial pouco explorados, como é o caso da China”.
Franquias brasileiras avançam em outros territórios – Demonstrando aceleração do ritmo de internacionalização, as redes de franquias brasileiras registraram um crescimento de 16% na atuação além-fronteiras em 2022 frente a 2021; no período anterior (2020-2021) a variação foi de 12,27%. O número de marcas no exterior no subiu de 183, em 2021, para 213 em 2022. Com referência aos países em que há presença de redes brasileiras, o número também cresceu, passando de 114 para 126 nações, uma alta de mais de 10%.
Entre os Top 10 países com atuação de franquias brasileiras, os Estados Unidos permanecem em primeiro lugar, contando com 78 marcas em 2022 frente 69 no ano anterior. Portugal (de 51 para 56), Paraguai (44 para 46), Bolívia (25 para 27) e Colômbia (20 para 23) mantiveram suas colocações em relação a 2021. Já em sexto lugar aparece o Chile, que subiu uma posição comparado a 2021, seguido de Uruguai, México, Argentina e Espanha.
O levantamento da ABF indica que o segmento de moda continua liderando a lista por número de marcas, porém diminuiu a sua participação, de 44 para 40, empatando com Saúde, Beleza e Bem-Estar, que em 2021 contava com 36 redes no exterior. Alimentação, que subiu de 27 para 32 marcas, Educação, de 21 para 26, Serviços e Outros Negócios, de 15 para 21, e Casa e Construção, de 13 para 20, apresentaram crescimentos mais expressivos.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
Classificação Indicativa: Livre
Começou
Tela dobrável
Lançamento com desconto
Aparelho top
Bom e Barato